Publicado em 25/09/2015 - agronegocio - Da Redação
O lançamento do ConCafé, que aconteceu, oficialmente, nesta quinta-feira (24/09), no Expominas, em Belo Horizonte, foi sucesso absoluto. Com respaldo do vice-governador, Antônio Andrade e do Secretário de Estado da Agricultura, João Cruz, que participaram do lançamento e declararam apoio amplo ao Concafé, o evento não poderia ser melhor. "Foi um dia histórico para a cafeicultura não somente de Minas Gerais, mas para o Brasil inteiro. Não temos dúvida de que o ConCafé vai se tornar um modelo de consórcio para outras regiões do Estado. A partir desse momento nossa responsabilidade aumenta ainda mais", disse o deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura e idealizador do ConCafé.
O prefeito de Alfenas e presidente do Concafé, Maurílio Peloso, disse que a criação do Concafé é um marco para o setor cafeeiro e convidou a todos os prefeitos do Sul e Sudoeste de Minas para somarem forças junto ao consórcio. “O Concafé é muito importante porque estaremos discutindo assuntos de interesse comum dos municípios da nossa região”, disse. O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, à frente da maior cooperativa de Café do Mundo, sediada em Guaxupé, disse que o Concafé é uma instituição que terá autonomia e independência e elogiou muito a iniciativa do deputado Emidinho Madeira. “É a primeira vez que a gente vê alguém colocando a mão na massa como está fazendo o Emidinho”, ressaltou Paulino.
Um dos protagonistas da criação do Concafé, Emidinho Madeira foi elogiado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, durante o lançamento do consórcio. “Isso mostra como um mandato pode ser muito bem utilizado para fazer a diferença. Não temos dúvida de que o Concafé vai crescer muito a irá para outras regiões do Estado. O deputado Emidinho tem todo o nosso apoio”, afirmou o secretário, que também que o Estado está investindo, entre outros projetos, no georreferenciamento do parque cafeeiro, de forma a saber, com precisão, o número de produtores de café em Minas, o tamanho das propriedades e as variedades plantadas, dados que hoje não são confiáveis.
O Concafé já reúne 67 prefeituras de municípios produtores de café do Sul e Sudoeste, com o objetivo de promover o marketing do produto, a difusão de informações para os produtores sobre o mercado nacional e internacional e estimular a interlocução setorial para consolidar o desenvolvimento da região.
A importância de um órgão que realize esse trabalho, segundo o deputado Emidinho Madeira, é demonstrada pela comparação entre o Sul de Minas e a Colômbia, que produzem a cada safra uma quantidade semelhante de café - cerca de 13 milhões de sacas. No entanto, a Colômbia investe muito mais em marketing, abocanhando parcelas valiosas do mercado internacional. Minas Gerais é responsável por cerca de 52% da produção de café do Brasil, que é o maior produtor mundial.
De acordo com o deputado Emidinho Madeira, 67 prefeituras já assinaram protocolos de intenção para associar-se ao Concafé, sendo que 24 já estão formalmente integradas. O consórcio pretende ampliar o papel das prefeituras nesse segmento agrícola. “Às vezes, há uma empresa na cidade que gera 200 empregos e o prefeito tem o maior cuidado com ela. Enquanto isso, o café gera 5 mil ou 6 mil empregos e não tem a mesma atenção”, observou o deputado.
A nova entidade, em sua avaliação, poderá blindar os cafeicultores contra boatos que geram especulação desfavorável ao produtor, fornecendo informações confiáveis sobre a situação do mercado. O deputado preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, lançada em março de 2015.
Em seu discurso, o vice-governador Antônio Andrade, que elogiou muito a atuação do deputado Emidinho Madeira,afirmou que Minas Gerais deverá produzir 44 milhões de sacas de café neste ano, apesar de ter capacidade para produzir mais de 50 milhões. “A safra foi afetada pela seca”, lamentou. Apesar disso, ele acredita que o momento é bom para o setor, em função da subida do dólar.
Fonte: ASCOM do deputado Emidinho Madeira e ALMG