Publicado em 17/02/2019 - cidade - Da Redação
O IFSULDEMINAS Campus Muzambinho deu início ao ano letivo de 2019. O diretor geral Prof. Renato Aparecido de Souza declara que a expectativa de trabalho sempre é a melhor possível. Está bastante otimista com os direcionamentos pretendidos. A instituição recebeu os novos estudantes/adolescentes, que passam a frequentar os cursos técnicos integrados.
Os estudantes, conforme o diretor, chegam com a visão de que o Campus Muzambinho é uma escola que pode mudar as suas vidas. Neste contexto, a direção tem direcionado esta ideologia aos servidores. “Que realmente possamos oferecer o melhor aos estudantes diuturnamente”, disse. O Campus Muzambinho também recebeu novos estudantes do ensino superior. Desta forma, a escola renova a sua missão institucional de oferecer qualidade e excelência à educação.
NOVO GOVERNO FEDERAL
Renato Souza também falou sobre a expectativa com relação ao governo do presidente Jair Bolsonaro junto aos Institutos Federais. Segundo ele, as informações que chegam através da Reitoria (Prof. Marcelo Bregagnoli) é que algumas reuniões já aconteceram. Com isso, confirmando que os dados robustos e indicadores de excelência dos Institutos Federais realmente ecoaram positivamente junto ao novo governo. Assim, as primeiras tratativas do Ministério da Educação valorizam o lastro histórico e de indicadores da rede.
MELHOR DIRECIONAMENTO
O diretor assumiu o Campus Muzambinho em meados do ano passado. Hoje, observa que o Campus tem uma estrutura extremamente complexa. Entende como fator facilitador a condição de iniciar o ano tendo em mãos toda possibilidade de dar direcionamento para todo o ano. Até porque assumiu a direção no ano passado com o semestre já deflagrado e algumas dinâmicas já direcionadas. Teve que honrar essas dinâmicas, até mesmo para não perturbar o andamento da instituição. Mas agora tem as condições necessárias para dar todo direcionamento do orçamento para que de fato acredita. Esta condição motiva ainda mais para o efetivo trabalho. “Hoje, mesmo após um único semestre, tenho bastante tranquilidade em dizer que houve muita apropriação da minha parte desta complexa estrutura”, disse.
TERCEIRIZADOS
O Campus Muzambinho conta com servidores terceirizados. Renato Souza revela que assumiu a direção (em 15 de agosto do ano passado) com aproximadamente 202 terceirados, sendo que hoje são 164 servidores nesta condição. A redução foi muito necessária porque havia um déficit milionário herdado com a empresa terceirizada. Evidentemente, a redução produziu impacto no andamento da instituição, que precisa da colaboração dos servidores. Hoje, já existe condições de visualizar o saneamento pleno deste déficit com a terceirização. Resta pagar aproximadamente R$ 1 milhão, sendo que o planejamento gira em torno de R$ 250 mil/mês. Assim, a expectativa é finalizar esta questão entre os meses de maio e junho, o que resultará no mesmo valor/mês para aportar na própria instituição. Esta condição permitirá, entre outras coisas, recompor o quadro de terceirização.