Nilmário Miranda lança livro em Muzambinho

Publicado em 18/11/2019 - cidade - Da Redação

Nilmário Miranda lança livro em Muzambinho

Um grupo de pessoas prestigiou na manhã de sábado (16) o lançamento do livro “Histórias que Vivi na História”, do jornalista, ex-ministro e ex-deputado Nilmário Miranda, do PT de Minas Gerais. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Muzambinho. 

Nilmário pertence ao CONEDH (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos). No evento de lançamento, ele falou da visita que fez ao ex-Dops, na Afonso Pena, em Belo Horizonte, o principal centro de detenção e tortura no Estado de Minas Gerais durante a ditadura. “As servidoras da Sedese encarregadas da implantação do Memorial de Direitos Humanos no local guiaram a visita. Em seguida, o CONEDH se reuniu no futuro Memorial, sem dúvida um fato histórico. Tenho no meu corpo as marcas das violências sofridas e na minha mente a certeza que posso não concordar em nada com meu adversário, mas vou defender sempre o direito das opiniões por mais divergentes que sejam a serem expressadas. Acredito na liberdade como princípio da vida”, enfatizou durante a conversa em Muzambinho. 

 Para a Superintendente de Prevenção e Mediação de Conflitos, Letícia Silva Palma, o encontro “foi um momento importante para ouvirmos e trocarmos experiências com as mulheres e grupos que têm experiências com a violência e muitas vezes não sabem como buscar ajuda”.

“O lançamento foi feito em 72 cidades mineiras, numa verdadeira aula de história com o personagem presente”, disse a professora Maria Messias.

Já para Marco Regis, ex-prefeito e ex-deputado estadual, a presença de Nilmário Miranda em Muzambinho é motivo de orgulha. “Esse livro é um relato da sua vida e da sua luta pela democracia. Um ideal que eu sempre coloco nas minhas colunas publicadas no Jornal A Folha Regional. Um veículo de comunicação é uma ambiente para expormos ideias divergentes e exercitarmos a democracia”, enfatizou o político. 

No livro, Nilmário faz um balanço dos avanços e retrocessos das conquistas sociais no Brasil, sobretudo a partir da Constituição de 1988. Destaca a participação do PT e de outros partidos de esquerda na redução das desigualdades e da injustiça, mas não deixa de reconhecer erros políticos desses grupos, o que contribuiu para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. 

Durante a palestra, o jornalista falou sobre sua prisão e momentos que viveu a prisão durante a ditadura.