Publicado em 26/05/2019 - cidade - Da Redação
Em clima festivo e contagiante deu o tom da cerimônia de abertura da XI Olimpíadas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Regional Sul, que ocorreu na quadra da Apae de Muzambinho.
Na cerimonia de abertura 16 cidadades estiveram presentes com as delegações de atletas dos times de handebol e bocha, modalidades que foram disputadas após a solenidade de apresentação dos times.
A competição reúne mais de 300 atletas que disputam 10 modalidades em 16 cidades. Os jogos acontencem nas Apaes até dezembro.
Cleide Ribeiro, diretora da Apae de Muzambinho, deu as boas vindas aos visitantes. Em seguida, Carlos Dini fez a abertura oficial da Olimpiada.
Entre as autoridades presentes à cerimônia, estavam o Secretária de Educação Simone Martins (representando o prefeito Sérgio Esquilo), o Secretario de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo de Muzambinho. Também compareceram colaboradores, professores e familiares.
Na abertura oficial foi destacado que o grande objetivo do evento é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, para inclusão na sociedade por meio de práticas esportivas. “O tema significa contemplar uma conquista muito grande da relação que a Ulbra tem com a comunidade”, argumentou Becker.
Competição - O evento reúne mais de mil participantes entre atletas, juízes, coordenadores, familiares e diversos profissionais. São 16 Apaes da Regional Sul. As disputas começaram na manhã da quinta-feira (23/05) e seguem até dezembro. Os confrontos ocorrerão em 10 modalidades esportivas: Atletismo (duas categorias), Natação, Handebol, Basquetebol, Tênis de Mesa, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Bocha Paralímpica.