Publicado em 15/08/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Deputados emendam feriado em BH
Pela primeira vez neste ano a Assembleia Legislativa de Minas Gerais não emendou o feriadão de Nossa Senhora, comemorado ontem em Belo Horizonte. Mas a regra só valeu para os funcionários (e poucos) que na segunda-feira perambulavam pelos corredores vazios do Legislativo. Nenhuma atividade oficial para os 77 deputados estaduais aconteceu nesta semana no Parlamento. Na agenda foi registrado apenas um evento: a montagem de um acampamento por moradores de áreas inundadas e/ou desapropriadas para a construção de barragens. (Rede Sindijori)
Curso da ONU é aplicado pelo Sebrae
Empreendedores da cidade de Itaúna e vizinhança, no Centro-Oeste mineiro, terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos profissionais e apreender novas práticas de gestão de seus negócios durante a edição do seminário Empretec, que acontecerá no período de 21 a 26 de agosto, no Sebrae/Itaúna. Trata-se de um curso desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae sob a forma de seminário. A metodologia de ensino do Empretec foi criada no final da década de 1980 pela ONU e hoje está presente em 34 países. No Brasil são mais de 190 mil empreendedores formados e, de acordo com as pesquisas, 96,2% deles conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos e 53,8% perceberam aumento da sua renda individual. (Portal Agora - Divinopólis)
3ª Fecom em setembro
A 3ª Fecom - Feira de Negócios Cocatrel Minasul já tem data para ser realizada. Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, todas as unidades das duas cooperativas irão receber seus 11 mil cooperados para conhecer as novidades do mercado e ajudá-los a melhorar as tecnologias aplicadas no campo para beneficiar os produtores de café e grãos. Cooperados da Minasul poderão realizar negócios nas cidades de Varginha, Cambuquira, Capelinha, Carmo da Cachoeira, Conceição do Rio Verde, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Oliveira, Três Corações e Lavras. Já os cooperados Cocatrel vão poder realizar suas transações comerciais nas cidades de Três Pontas, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Santana da Vargem, Coqueiral e Ilicínea. (Gazeta de Varginha)
Apae lança quatro novos projetos
A Escola Oficina Rodolfo Pontello de Freitas, que funciona dentro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sete Lagoas (APAE-SL), por meio de seu setor pedagógico, apresentou no início deste mês, quatro novos projetos nas áreas de teatro, Rádio, TV e Brinquedoteca. Os projetos "Arte e Cultura", "Nas Ondas do Saber", "TV Alegria" e "Aprendendo com o Concreto", serão trabalhados com os alunos com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver habilidades. O evento contou com a participação dos pais, funcionários, da contadora de histórias Nilce Avelino e do repórter Paulo Castilho, da ETV News de Sete Lagoas, que falou aos nossos alunos sobre sua experiência como radialista e repórter. (Sete Dias - Sete Lagoas)
Projeto propõe debate nas escolas
A Lei Maria do Penha, que completou 11 anos de existência no dia 7 de agosto, foi um dos destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal, nessa terça-feira, 15, com vereadores se manifestando sobre ela na tribuna. Além disso, deu entrada e começou a tramitar no Legislativo, com perspectivas de aprovação, um projeto que visa incluir na grade curricular das escolas municipais a temática violência contra a mulher. A iniciativa se deve ao fato de o índice de violência contra a mulher ser elevado em Montes Claros. O projeto é de autoria do vereador Daniel Dias, do PCdoB, que destacou que a legislação é exemplo mundial de prevenção e combate à violência contra as mulheres. (Jornal de Notícias - Montes Claros)
Aécio ainda insiste no Senado
Denunciado pela Lava Jato, o senador Aécio Neves (PSDB) não revela publicamente suas intenções de voltar a concorrer a uma das vagas ao Senado em 2018. Até aliados já falam que o tucano deveria disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Porém, a interlocutores muito próximos, Aécio dá sinais que ainda têm fôlego para ser eleito senador. O tucano faz as contas e aponta que arrancaria com pelo menos 25% dos votos, o que praticamente lhe garantiria o posto no Senado. Além disso, a falta de concorrentes é algo muito mais decisivo do que a série de escândalos que fizeram o senador a ser afastado do Senado e da presidência do PSDB, e ver seu capital político minguar. (Folha da Manhã - Passos)
Monitoramento do rio Doce em tempo real
Um novo programa de monitoramento da qualidade da água do rio Doce que acabou de entrar em operação transforma essa bacia na mais monitorada do Brasil. São 22 estações automáticas que fazem análises em tempo real. As estações são parte do Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático (PMQQS) de água e sedimentos, desenvolvido conjuntamente pela Fundação Renova, órgãos ambientais e agências de água e que terá duração de 10 anos. (Diário do Rio Doce - Gov. Valadares)