Publicado em 21/08/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
COLUNA MG
Rede de Noticias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
IMA vistoria 225 granjas avícolas
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) concluiu a segunda etapa da força-tarefa realizada junto às granjas em Pará de Minas, região Centro-Oeste do estado. A primeira etapa ocorreu na primeira quinzena de junho deste ano e a segunda neste mês. Durante a força-tarefa 20 médicos veterinários do IMA vistoriaram cerca de 225 granjas avícolas comerciais ativas, o que correspondeu a aproximadamente 800 galpões com 14 milhões de aves alojadas. Pará de Minas é uma das regiões onde se concentra o maior número de granjas avícolas de todo o estado e é um importante polo produtor de avicultura de corte. (Portal Agora - Divinópolis)
Prefeitura anula licitação dos calçadões
Os dois novos calçadões do Centro de Juiz de Fora, nas ruas Batista de Oliveira e Marechal Deodoro, anunciados em março, não têm data para começar a ser construídos. O processo licitatório para definir a empreiteira responsável pelas obras finalizou em abril, mas a firma não compareceu à Secretaria de Obras para assinar o contrato. Desta forma, a Prefeitura seguiu o determinado pela legislação e convocou a segunda colocada no certame que, no entanto, não teve o interesse em assumir os trabalhos. Isso aconteceu, de acordo com a Prefeitura, porque ela deveria aceitar as condições acertadas com a vencedora, como executar os trabalhos a um custo 12% menor do que o previsto em contrato, o que daria R$ 992.678,76. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)
Descolado dos políticos lidera para Senado
A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Multidados em Minas para apurar as intenções de voto para o Senado coloca em primeiro lugar um desconhecido entre os caciques da política mineira: Carlos Viana. Ele é jornalista e apresentador da TV Record se insinua o fenômeno eleitoral da vez no Estado. Viana supera em até quatro vezes conhecidos caciques da política. Em segundo, depois dele, vem Aécio Neves, apesar das denúncias da PGR contra o tucano. No próximo ano, o estado terá direito a duas cadeiras de senador. (Folha da Manhã - Passos)
Prefeitura não recolhe lixo "hospitalar"
A partir de 1º de setembro, a Prefeitura de Uberaba não realizará mais a coleta dos resíduos dos serviços particulares de saúde. O atendimento será mantido apenas para as unidades da rede pública. A mudança acontece em meio ao processo de formatação de nova licitação para a coleta de lixo na cidade. A empresa Limpebras teve o contrato prorrogado, mas a Prefeitura já prepara edital para concorrência referente ao serviço. A administração municipal justifica que o fim do atendimento aos serviços particulares está em conformidade com a resolução aprovada em abril de 2005 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O termo determina que o estabelecimento gerador, é responsável pela destinação dos próprios resíduos. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Desmatamento ameaça rios e biomas
Nos últimos três anos, o município de Januária foi o campeão absoluto em desmatamento entre 18 municípios localizados na Bacia do Médio São Francisco, na região norte de Minas Gerais. Os dados do monitoramento contínuo obtidos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) por meio de imagens de satélite revelaram que, de 2014 até o último mês de junho, a área total desmatada em Januária alcançou 6.145,77 hectares, o equivalente a seis mil campos de futebol. Em seguida, na lista dos maiores desmatadores da região, vêm os municípios de Chapada Gaúcha e Urucuia, no noroeste do estado, com respectivamente 2.287,09 e 1.801,19 hectares de vegetação nativa erradicadas para a implantação de culturas agrícolas extensivas, em especial para a produção de grãos. (Diário do Comércio - Uberlândia)
Nova Lei é sancionada em Leopoldina
O prefeito José Roberto de Oliveira sancionou a Lei nº 4.376, de 10 de maio de 2017 aprovada pela Câmara Municipal de Leopoldina, autorizando o parcelamento do recebimento de débitos para com a Fazenda Pública Municipal dos contribuintes inscritos ou não em dívida ativa, em até o máximo de 60 parcelas consecutivas e vencíveis a cada 30 dias. Segundo o texto aprovado pelos vereadores os débitos compreendem os impostos de competência do Município, na forma prevista na Constituição Federal, e as taxas em razão do exercício regular do poder de polícia ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, na forma disposta na Lei nº 3.135/98, que instituiu o Código Tributário Municipal. (Leopoldinense)
Fórum irá reunir gestores de 79 cidades
Prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil de 79 cidades que compõem o Território Metropolitano estarão em Betim na quinta-feira, 24, para participar do Circuito dos Fóruns Regionais, promovido pelo governo do Estado, com o apoio da prefeitura. Com o objetivo de discutir demandas referentes a essa região, o evento contará com a presença do governador Fernando Pimentel (PT) e será aberto à população. Diversos debates estão programados durante o fórum, como a discussão das perdas referentes à Lei Kandir, que retirou o ICMS de produtos exportados, gerando perdas para o Estado e municípios. (O Tempo - Betim).