Publicado em 23/08/2017 e atualizado em 23/08/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Ato marca 10 anos da chacina de Ponte Nova
Nesta semana transcorrem dez anos da chacina na hoje extinta Cadeia de Ponte Nova, mas a data será lembrada em 1º e 2/9, numa agenda da 1ª Semana Social de Ponte Nova, organizada pela Dimensão Sociopolítica de Pastoral atuante nas três Paróquias da cidade. Às 9h da manhã de 1º/9 (sexta-feira), programa-se, para a praça do entroncamento das avenidas Custódio Silva e Abdalla Felício, ato público em memória das vítimas, com instalação de 25 cruzes com os nomes dos que morreram queimados numa cela da antiga Cadeia. Na noite de 1º/9 , após as 19h, debate sobre a tragédia, na Capela do bairro São Pedro, onde moram diversos familiares de vítimas da chacina. (Folha de Ponte Nova)
Agro-Divinaexpo acontece até domingo
O Sindicato Rural e a Associação dos Pecuaristas de Leite do Centro-Oeste de Minas (Unileite) e parceiros realizam até o domingo, 27, a sexta edição da Agro-Divinaexpo, no parque. É um evento especial para o agronegócio e tem o intuito de promover a troca de conhecimentos do meio rural. Diversas atividades estão programadas para que o homem do campo possa mostrar e também conhecer as inovações do segmento. São aguardados produtores de Divinópolis e região que poderão acompanhar atividades que certamente vão agregar conhecimento. O evento era realizado junto com a Divinaexpo, mas a separação foi necessária para que o produtor rural tivesse a oportunidade de ter uma semana voltada só pra ele. (Portal Agora - Divinópolis)
Casa de Caridade vai reunir sócios
Além da sede do Orfanato, a Casa de Caridade Leopoldinense herdou nada menos do que 115 mil m2 em terras que ficam no seu entorno. A Provedora da Casa de Caridade Leopoldinense Vera Maria do Vale Pires vai reunir os associados da entidade em Assembléia Geral Extraordinária no dia 20 de setembro, com uma extensa pauta de assuntos de alta relevância para o hospital. Na ocasião serão apresentados os novos associados da Casa de Caridade e será conhecido o conteúdo do edital do leilão que será realizado no dia 6 de outubro, de três lotes de terreno na avenida Jehú Pinto de Faria; leilão de terreno na rua Antonio Garcia de Carvalho, no bairro Bela Vista; destinação dos valores arrecadados nas vendas dos imóveis e conhecimento das despesas da CCL. (Leopoldinense)
Equipes de Saúde vacinam contra o HPV
Dezenove escolas das redes Estadual e Municipal de Poços de Caldas estão recebendo a visita de equipes das salas de vacina, pertencentes às Unidades Básicas de Saúde que abrangem as áreas onde estão estas instituições de ensino. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra o HPV, vírus causador do câncer de colo do útero e que causa também câncer de pênis e de ânus, orofaringe e verrugas genitais. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde, para meninos com idades entre 11 e 15 anos e para meninas, na faixa etária dos 9 aos 14 anos. A média nacional de cobertura é de 30%. Em Poços, estima-se que esta média esteja em 11% para as meninas e 34% para meninos. (A Folha Regional - Muzambinho)
Sete Lagoas terá controle de cães e gatos
O município de Sete Lagoas instituiu o serviço público municipal permanente de controle populacional de cães e gatos e educacional a ser realizado através de uma unidade móvel. A unidade móvel será um veículo itinerante com finalidade de atender ao projeto, que circulará por comunidades do Município de Sete Lagoas terá serviço permanente de controle populacional de cães e gatosSete Lagoas, com mesas de cirurgia, materiais cirúrgicos e outros equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade da execução do objeto do projeto médico veterinário.O "Projeto Castramóvel" contará com médico veterinário, assistente e motorista, será objetivo do projeto a conscientização da população sobre a guarda responsável, zoonoses e saúde pública. (Boca do Povo - Sete Lagoas)
Casas Lar funcionarão na Casa da Menina
As duas Casas Lar, instituições mantidas pela Prefeitura de Muriaé, serão instaladas na antiga Casa da Menina, na Barra. O objetivo da mudança de local é oferecer melhor atendimento a cerca de 50 crianças e adolescentes acolhidos, em um espaço mais amplo e confortável. O local está passando por reformas e adaptações, e a inauguração da sede provisória acontecerá em setembro. As Casas Lar garantem a proteção e moradia provisória para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo, em função de abandono, ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir esta função. (Gazeta de Muriaé)
PMU e Sindicato Rural realizam reunião
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio, e o Sindicato Rural de Uberaba realizaram nesta terça-feira, 22, reunião, que discutiu os danos causados pelas queimadas que ocorreram na região no último fim de semana, e levantaram sugestões de ações que possam ser implantadas para minimizar os danos causados pelos incêndios. Em um levantamento preliminar foi possível constatar que ocorreram incêndios nos municípios de Uberaba, Campo Florido, Veríssimo, Delta, registrando-se três focos maiores em Conceição das Alagoas, Água Comprida e entre Sacramento e Conquista. Ainda não há dados oficiais, mas a estimativa é de que, ao todo, 50 mil hectares tenham sido atingidos pelo fogo em toda região. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Frente marca ato contra leilão de usinas
A Frente Mineira em Defesa da Cemig irá fazer um novo ato público contra o leilão das Usinas de Miranda, São Simão e Jaguara, no Triângulo Mineiro, marcado para o final de setembro. Desta vez, a ação vai acontecer na Usina de São Simão, que fica em Santa Vitória, na divisa de Minas Gerais com Goiás, nesta sexta-feira, 25. A intenção dos organizadores é aproveitar a presença de um grupo de cerca de 100 manifestantes que já está acampado no local, desde a semana passada, e repetir a manifestação ocorrida na Usina de Miranda na última sexta-feira, 18. (Diário do Comércio - Uberlândia).