Professores da região sul de Minas Gerais participam de workshop sobre educação ambiental dentro e fora da sala de aula

Publicado em 21/02/2014 - educacao - Da Redação

Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® pretende engajar os professores ao tema por meio de conteúdos e vivências na natureza

O Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva® de Guaxupé (MG) promoveu entre os dias 17 e 18 de fevereiro, das 9h às 17h, no Complexo Industrial Japy, da Cooxupé, uma formação de professores com o objetivo de mostrar a relação entre temas, como meio ambiente e sustentabilidade com o dia a dia da população e como aplicá-los em sala de aula. Durante dois dias, 35 professores de oito municípios vizinhos participaram de atividades com vivências na natureza e conheceram conteúdos de educação ambiental desenvolvidos especialmente para a região. Lançado em 2013, o projeto é realizado pela Cooxupé em parceria com a BASF e a Fundação Espaço ECO®.

Entre as atividades, destacam-se a trilha interpretativa na mata e a utilização de materiais didáticos com conteúdo exclusivo, relacionados à educação ambiental. Todas essas ações pretendem demonstrar aos professores como utilizar a educação ambiental nas mais variadas disciplinas escolares.

“A preocupação com o meio ambiente, bem como temas relacionados à sustentabilidade, interfere cada vez mais no cotidiano das pessoas, de uma forma tão importante quanto no desenvolvimento dos negócios e da própria sociedade. É o que pretendemos mostrar nessa formação”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO®.

Com esse trabalho os educadores terão papel ainda mais fundamental para multiplicar o conhecimento e serão estimulados a levar seus alunos a visitar ao Núcleo ao longo do ano.

“O professor é um ator crucial na educação de nossas crianças e como os temas relacionados ao meio ambiente estão em tudo que nos cerca, eles precisam identificar as oportunidades de como trabalhar isso em sala de aula. Dessa forma, ajudarão a fazer nossas crianças entenderem ainda mais a importância da conscientização ambiental”, afirma Carlos Paulino da Costa, presidente da Cooxupé.

O projeto faz parte do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva® e beneficiará por ano mais de nove mil alunos da rede de ensino de mais de 20 cidades da região sul de Minas Gerais. Quem conhecer o projeto poderá participar de ações que envolvem visita ao viveiro de mudas, oficinas temáticas e outras atividades que proporcionam contato direto com a natureza. As visitas poderão ocorrer diariamente, mediante agendamento, com grupos de até 30 pessoas. Para agendar uma visita os interessados devem entrar em contato com Reginaldo Gomes Ferreira, pelo telefone (035) 9829 1028 e/ou e-mail: reginaldoferreira@cooxupe.com.br. As visitas iniciam em março.

Sobre a Cooxupé

Com mais de 80 anos de história, a Cooxupé possui cerca de 11 mil cooperados - 84% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, e recebe café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões Sul de Minas, Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro) e Vale do Rio Pardo (no estado de São Paulo). Pensando na diversificação de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxilio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise do solo, geoprocessamento, entre outros investimentos. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados.

Atualmente a Cooxupé é composta por 28 Unidades de Negócios, sendo: a Matriz (em Guaxupé), 8 Núcleos, 8 Filiais, 9 Unidades Avançadas e um Posto de Atendimento. A cooperativa ainda possui um escritório de exportação em Santos.

Além de ser a primeira colocada no ranking de exportação de café em 2008 e 2010, a COOXUPÉ também bateu recorde no agronegócio brasileiro em 2011, exportando o maior volume de café da história brasileira – 2,46 milhões de sacas – recorde quantitativo jamais atingido por qualquer exportador no Brasil em toda a história.

Sobre a Fundação Espaço ECO®

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Educação e Gestão para a Sustentabilidade com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.

Sobre a BASF

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender as atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de     € 72.1 bilhões em 2012 e contava com mais de 110 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 3.7 bilhões em 2012 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás).

- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 7.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2012.

Fonte: Phábrica de Ideias - Assessoria de Imprensa