
Seria bastante cômodo para Guaxupé apenas manter os trabalhos realizados até agora na educação, afinal, isso já garantiu um índice do IDEB de 6,2, considerado um índice de primeiro mundo. Mas uma educação que transforma é uma educação que busca sempre o novo, busca aprimorar as técnicas e busca, de forma incansável, fazer da educação um diferencial na vida de cada aluno.
Por isso o Centro de Referência do Professor tem sido muito atuante e vem fazendo a diferença no ensino de Guaxupé. Unindo professores, promovendo capacitação continuada, trocando experiências e buscando inovar e melhorar o que já vem dando certo.
No dia 04 de Abril aconteceu mais um encontro com o grupo de estudos da alfabetização, 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Desde 2010 a Secretaria de Educação adotou uma nova filosofia pedagógica, com o Planejamento de Rede, em que toda a rede constrói um plano de trabalho integrado, que valoriza cada fase do ensino e seus impactos na formação de cada aluno. Essa filosofia busca a construção do conhecimento da criança desde o o 1º ao 5º ano passando pelo processo de alfabetização através de atividades que visam sempre aprimorar o ensino e o aprendizado, envolvendo o professor e o aluno em um processo de constante evolução e consolidando em todos a certeza de que uma educação de qualidade se constrói desde o primeiro dia da criança na escola, no primeiro ano perdura por toda a vida, criando assim um cidadão sabedor de suas potencialidades e do valor do conhecimento adquirido através da educação formal.
O encontrou discutiu a teoria elaborada pelo cientista Jean Piaget, um dos ícones do ensino, que compreende o processo evolutivo do conhecimento, estabelecendo um crescimento intelectual em fases, desde o período intrauterino até aproximadamente 15 ou 16 anos.
O grande diferencial do apoio do Centro de Referência do Professor é promover a aplicação da teoria na prática, de forma a realmente transformar o ensino de Guaxupé.