Corrente do Livro incentiva leitura em Poços de Caldas

Publicado em 18/10/2011 - educacao - Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de incentivar a leitura, as bibliotecas públicas de Poços de Caldas lançaram o projeto “Corrente do Livro”, que funciona no Terminal de Linhas Urbanas, na região central do município.
A iniciativa é simples e consiste em disponibilizar diariamente livros de vários gêneros em um estande, no terminal de ônibus, local de grande circulação de pessoas. Os interessados podem levar o livro para casa sem a necessidade de cadastro e sem prazo para devolução. Quando terminar a leitura, basta colocar novamente no local para que outras pessoas também possam ter acesso à leitura.
A ideia é que o livro não pertença a ninguém, mas que todos cuidem dele durante o tempo em que permanecer com a obra. Depois, basta devolver no mesmo local e pegar outro livro. O acervo é abastecido e renovado diariamente pela equipe da Seção de Bibliotecas Públicas. A chefe da Seção de Bibliotecas Públicas, Ângela Nogueira, explica que os livros colocados no terminal são obras vindas de doação, em duplicata no acervo das bibliotecas públicas municipais. O regulamento da “Corrente do Livro” está disponível no terminal e também dentro de cada livro.
Para o pedreiro Santo Gonçalves, que passa todos os dias pelo terminal, esta é uma oportunidade única de aproximar o universo da leitura do cotidiano da população, já que não é necessário se locomover até uma biblioteca e também não há a obrigatoriedade de devolução dentro de um prazo determinado.