Publicado em 04/12/2015 - educacao - Da Redação
Professores de escolas públicas de Poços de Caldas, Divinolândia e Caldas irão apresentar os projetos desenvolvidos a partir do conhecimento adquirido no curso de Atualização em Educação Ambiental, iniciativa que faz parte do Programa de Educação e Comunicação Sociambiental (PECA). O evento ocorre no dia 7 de dezembro, de 8 às 11 horas, no Palace Hotel, em Poços de Caldas. A ação é realizada pela Unidade Poços de Caldas da Votorantim Metais, em parceria com a ONG Minas Vida.
 
Ao todo, 36 profissionais da educação de escolas públicas participaram da atualização em agosto deste ano, que teve o apoio da Superintendência Regional de Ensino e das Secretarias Municipais de Educação de Poços de Caldas, Divinolândia e Caldas. Depois desse momento, eles tiveram três meses para desenvolver projetos sustentáveis nas escolas em que atuam.
 
Durante o evento de apresentação dos trabalhos, os professores vão mostrar o que fizeram e os resultados que obtiveram no período. Na ocasião, haverá uma comissão que avaliará os projetos e escolherá os vencedores.
 
Viviani Pereira Carvalho Teixeira, supervisora da Escola Municipal João Ferreira Elias Amarante, localizada na zona rural de Caldas, participou do curso e elaborou, juntamente com a professora Renata Cândida Pereira, o projeto “Pequenas mãozinhas, grandes cultivos”. A iniciativa faz um resgate da cultura de Caldas e do uso de ervas medicinais. “Após o curso de atualização, começamos a pensar sobre o folclore e as ervas medicinais. Pesquisamos sobre o assunto e pedimos que os alunos perguntassem em casa sobre o uso de ervas pelos pais”, explica Viviani.
 
Ela exalta o envolvimento dos alunos, que até fizeram uma horta suspensa na escola. “Os estudantes gostaram muito do tema e até já estão usando hortelã, por exemplo, para fazer chá. Sempre tive envolvimento com as questões ambientais, mas o curso motivou o trabalho, por isso é tão importante. O PECA contribuiu para acender a chama da educação ambiental”, destaca.
 
Para Carla Felix, orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, quando os professores trabalham questões que envolvem a sustentabilidade dentro da escola, é possível criar uma nova mentalidade em relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza. “A educação ambiental é fundamental para a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem, para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente, investindo em justiça social”, ressalta.
 
Ela destaca o envolvimento dos alunos nos projetos dos professores. “Os estudantes não só apoiaram as iniciativas como foram os protagonistas das oficinas que foram realizadas ao longo do projeto. Cada escola teve autonomia para desenvolver as atividades que mais atendem as expectativas dos alunos e da realidade onde estão inseridos”, afirma.
 
Hamilton Wuo, gerente da unidade de Poços de Caldas da Votorantim Metais, aposta na educação ambiental para que cada cidadão possa fazer a sua parte. “A apresentação dos trabalhos dos educadores é uma etapa muito importante do Programa, principalmente porque desperta nos alunos o interesse pelas questões ambientais. Estamos extremamente satisfeitos em fazer parte de algo tão importante para a educação de toda a comunidade”, conclui.
 
Programa de Educação e Comunicação Socioambiental
As Unidades de Mineração da Votorantim Metais desenvolvem o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), desde 2001, com o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente. A ideia é contribuir para a preservação, utilização sustentável e a busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. A iniciativa auxilia, também, a comunidade, professores, estudantes, colaboradores e seus familiares a analisarem criticamente a conservação dos recursos naturais. Já foram atendidas mais de 56 mil pessoas ao longo do Programa.
FONTE: ASCOM