Publicado em 15/05/2014 - educacao - Da Redação
A Fundação apresentou o professor Reginaldo Arthus, que assume a direção da faculdade guaxupeana aproximadamente dez anos após ter atuado como secretário geral da entidade
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da FUNDEG, José Renato de Souza Vianna Almeida, tendo contado ainda com as presenças do vice-presidente da entidade, João Tadeu Silva, os 1º e 2º secretários, respectivamente João Fernando de Souza e Marcelo Pasqua; o 1º tesoureiro, Reinaldo
Ribeiro Senedese; os conselheiros da Fundação, Aloísio Coelho Gonçalves e Douglas Banedicto Couto Pasqua; os assessore jurídicos Luiz Antônio dos Reis e Maria Rita Silva dos Reis; o reitor em final de mandato, José Lázaro de Souza e o novo gestor, Reginaldo Arthus.
Em seu pronunciamento, o presidente José Renato enfatizou seu desejo de que a nova direção do Unifeg realize um trabalho que vá de encontro com as novidades do mercado econômico-educacional. “Sua trajetória no desenvolvimento da Educação é fantástica e, por isto, tenho certeza de que acertamos ao convidá-lo. Esta Fundação não se furtará em momento algum a ajudá-lo na condução de nossas escolas. Por isto, esteja certo de que esta posse é, para nós, um momento de muita alegria”, comentou o presidente, que ainda prestou sua homenagem a José Lázaro, a quem denominou como um amigo importante: “Ele aceitou o desafio num momento de grande dificuldade e agora entrega o cargo com o sentimento de dever cumprido”, completou José Renato.
Bastante emocionado, o novo reitor externou seus sentimentos pela posição que ocupará à frente do Centro Universitário: “Esta ‘casa’ é para mim de suma importância. Aqui, vivi momentos fundamentais para minha carreira e conquistei muito, profissionalmente falando. Quero aproveitar para deixar aqui minhas homenagens ao padre Ezaú (reitor do Unifeg, que faleceu em setembro de 2012), com quem iniciei o trabalho de credenciamento das escolas da FUNDEG para Centro Universitário. Sempre enalteço o nome dele, pois considero isto mais do que uma obrigação. Ele aceitou um desafio numa época da vida onde já não precisava mais disto, tendo ido até o fim e alcançado o objetivo hoje consolidado em nosso Unifeg”, recordou o novo reitor, que estendeu as homenagens ao bispo Dom José Geraldo Oliveira do Valle e ao arcebispo Dom Raimundo Damasceno, a quem também responsabilizou pela luta e o sucesso no tocante à implantação do Centro Universitário.
Sobre o Unifeg, Reginaldo Arthus destacou o tempo todo da posse sua vontade de promover melhorias, realizar projetos e expandir de forma ampla a instituição: “Harvard, nos EUA, não pode fazer nada mais do que nós, que temos a mesma autonomia científica. Então, posso afirmar a vocês que hoje, com o cargo de reitor do Unifeg, chego ao limiar de minha carreira, pois isto é sinônimo do reconhecimento ao meu trabalho. Não tenho como traduzir o quanto estou honrado e, por isto, reafirmo meu devotamento à instituição por estes quatro anos, respeitando, é claro, a hierarquia da Fundação, mas implantando tudo aquilo que eu entenda que seja necessário e salutar para a entidade. Estive já com o Dom Lanza (bispo diocesano de Guaxupé), a quem também pedi que permita-me estar próximo dele, pois preciso do apoio de todos para implantar o sistema de humanização e fidelidade almejado”, disse Reginaldo, que enfatizou ainda o valor das famílias que antecederam os atuais gestores da FUNDEG: “Vocês, como lideranças desta cidade, são incríveis, pois mantêm uma instituição que foi um dia o ideal de grandes homens, como o próprio Dom Inácio”, completou Arthus.
Saudações e expectativas
Dos membros da FUNDEG, o vice-presidente João Tadeu Silva disse: “Sei que sua tarefa não será tão difícil como foi para os idealizadores das escolas da Fundação, os quais um dia concretizaram a ideia de transmitir Educação a uma comunidade inteira. Por isto, esteja certo de que estaremos a seu lado, para trabalhar dia-a-dia em favor do que for melhor para a instituição”, disse Tadeu, cujas palavras foram endossadas pelos conselheiros Aloísio Gonçalves e Douglas Couto, assim como o secretário Marcelo Pasqua: “Você já conhece tudo aqui e estou certo de que realizará um belo trabalho. Só tenho que desejar-lhe boa sorte”, disse este último.
Amigo pessoal de Reginaldo, o vereador e membro da Fundação, João Fernando Souza, frisou: “Eu senti muito quando você foi embora e não é segredo para ninguém o quanto fez falta em nossas escolas. Porém, graças a Deus você está de volta e isto que é importante. Transmiti a meu tio, José Camilo (ex-membro da FUNDEG), seu retorno e ele ficou muito contente, pois sempre confiou em você e o admirou muito. Estou vereador e farei questão de levá-lo ao prefeito Jarbinhas, pois tenho certeza de que Unifeg e Prefeitura farão um ótimo trabalho juntos”, ressaltou João Fernando.
Também a diretora do Colégio Dom Inácio, Adriane Gallate Jorge, deu as boas vindas ao novo reitor do Unifeg: “Posso imaginar sua alegria, assim como vivenciei este sentimento ao ser convidada para dirigir o Colégio. Em tempo, volto a agradecer à confiança da Fundação e, a você, Reginaldo, desejar que todos os sonhos sejam realizados, pois sei que você possui muitos, em benefício de nosso Unifeg”, enfatizou a dirigente.
Os assessores jurídicos Luiz Antônio e Maria Rita também transmitiram as boas vindas ao novo reitor: “Tenho um carinho muito especial por esta escola, onde obtive minhas formações educacionais. Por isto, quando fui informada de que seria você o escolhido, fiquei feliz, pois conheço seu trabalho e suas vitórias”, disse ela. “Realizamos um trabalho com muito amor e dedicação, pois sabemos da importância das escolas da Fundação para a sociedade regional. Por isto, seja bem vindo e conte conosco, que estamos à disposição para ajudá-lo”, completou Luiz Antônio, que reforçou o agradecimento feito pelos demais ao reitor José Lázaro de Souza.
Por último, o 1º tesoureiro Reinaldo Senedese coroou a posse com uma homenagem ao presidente da Fundação, José Renato: “Antes de saudar o novo reitor, quero frisar aqui o excelente trabalho de nosso presidente. José Renato, como todos sabem, é um homem simples, mas de uma sapiência incrível. Foi ele o responsável por trazê-lo de volta, Reginaldo; e foram dele as iniciativas tomadas ao longo dos últimos anos, sempre com nosso apoio, mas se os problemas foram contornados, devemos muito a ele, a quem homenageio publicamente”, disse Reinaldo, que teve as palavras aplaudidas por todos os presentes.
Empossado, o novo reitor mais uma vez agradeceu à confiança e já deixou claro que a partir da agora é trabalho intenso pela Educação, assim como o progresso das escolas da Fundação e a busca incansável pela oferta de melhoria de vida à comunidade. “Estou ciente das expectativas de todos vocês e lhes digo desde já que ‘há muitas obras para saírem debaixo da terra’. Temos um caminho longo e árduo para trilhar, mas tenho certeza de que sairemos todos vencedores, pois trabalharemos juntos, com os mesmos objetivos e sem descanso”, finalizou Reginaldo Arthus, que em breve anunciará a composição das pró-reitorias e secretarias gerais do Unifeg.
Fonte: Carlos Alberto / Jornal JOGO SÉRIO / Guaxupé