Escola Estadual Major Leonel - Respeitando o passando, construindo o futuro

Publicado em 07/05/2009 - educacao -

novas11Escola Estadual Major Leonel, quase um século de histórias no município de Cabo Verde.
No último dia 30, a diretora Maria Lúcia Siqueira Côngio, a vice Gleyce Figueiredo Garcia e profissionais do educandário, juntamente com os alunos, pais, amigos da comunidade e lideranças políticas e autoridades comemoram juntos durante solenidade a inauguração do Espaço de Recreação Esportivo, conclusão da reforma e ampliação da Escola, com apresentação da galeria de fotos dos diretores.
Diretora Lucinha e o Prefeito Cláudio Augusto Siqueira (Tatu) receberam os deputados Carlos Mosconi (PSDB), Geraldo Thadeu (PPS), ex-deputado e ex-prefeito de Poços, Sebastião Navarro. O Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) que também atuou na liberação de recursos justificou sua ausência.

UM POUCO DA HISTÓRIA - A Escola foi instalada em 12 de abril de 1912, sob a denominação de Grupo Escolar Major Leonel, homenagem a um dos primeiros professores e proeminente homem público de Cabo Verde, sendo direitor escolhido para iniciar os trabalhos foi o Prof. Ataliba Telasco de Moraes Navarro.
Seus primeiros professores foram: Dona Maria Ornelas, Maria Magalhães, Ranulfo Ornelas, Narciso Pardini entre outros.
A história da Escola acompanha a vida de cada municípe, sendo as transformações ocorridas na economia e na sociedade do município.
No final de 1970, o prédio passou por uma remodelação, cujo projeto foi executado pelo Dr. Hugo Siqueira, engenheiro que recebeu ordens expressas do Governo Estadual para não modificasse a fachada do prédio, mantendo assim suas características originais.
Em 2000, a Escola foi tombada como Patrimônio Histórico do município, e atende desde do 1º ano até o 9º ano (Ensino Fundamental Completo), em dois turnos.
Em 2005, a Escola faz parte do Projeto Incluir.
Em 2006, recebeu o certificado de participação e uma Câmera Digital no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - Ano base 2005 - representante da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas.
A restauração e ampliação iniciou em 2008, onde foram construídos laboratórios de ciências, de informática e biblioteca, além da construção de rampas de acesso a Escola, ampliação da cozinha e refeitório, colocação de piso cerâmico em todas as salas de aula e corredores, exceto na parte que é Bem Tombado, além da pintura em todo prédio, valorizando a beleza do Patrimônio Público.
O valor total orçado e gasto na obra foi de R$ 250.000,00 que foram confiados a atual direção do educandário, sendo cada centavo investido com todo zelo e responsabilidade.