Publicado em 09/07/2010 - educacao - Assessoria de Comunicação
6,2 comprova trabalho de excelência na Educação Municipal. Ter um professor como prefeito. Qual a real vantagem disso para a população?
Ora, um prefeito que é antes de tudo um professor, faz da educação prioridade em seu governo. Ao lado das inúmeras ações voltadas para o desenvolvimento econômico e social da cidade, ele faz questão de acompanhar de perto, opinar, dar sugestões e cobrar com conhecimento de causa, um trabalho sério, dedicado ao resultado mais importante que é o aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino.
Há 1 ano e meio essa é a realidade de Guaxupé. O Prefeito, professor Roberto Luciano, através da Secretaria de Educação, tem o compromisso com a busca da excelência na educação e o resultado disso é a nova marca histórica de Guaxupé no IDEB.
O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira como parte do Plano de Desenvolvimento da Educaçã e é a ferramenta utilizada pelo Ministério da Educação para avaliar as escolas brasileiras.
Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores.
A Prova Brasil e o SAEB são aplicados a cada dois anos. A coleta e compilação dos dados demora cerca de um ano. Quando o IDEB foi criado, foram utilizados os dados de 2005, divulgados em 2006. Em 2008, saíram os resultados de 2007. Em 2010, foram divulgados os resultados de 2009.
A Secretaria de Educação vinha atenta ao desenvolvimento escolar dos alunos. Tendo como base alguns dados de repetência registrados em 2008, era de se imaginar que o IDEB da cidade caísse indicando uma queda na qualidade da educação. O Prefeito determinou que fossem tomadas atitudes imediatas, não para reverter simplesmente o índice, mas sobretudo para garantir aos alunos das escolas municipais uma educação de qualidade e efetiva aprendizagem.
Recuperadores, cursos de capacitação continuada para os professores, avaliações pedagógicas frequentes e total apoio aos alunos. Resultado disso? Professores motivados a ensinar, alunos prontos para aprender e nova marca histórica do IDEB: 6,2, superando a marca anterior de 6 pontos e superando a projeção do Ministério da Educação que estabeleceu como meta para Guaxupé em 2009, 5,4 pontos.
Este é um índice que merece ser comemorado por toda a população. Uma cidade em que a educação é prioridade, em que o compromisso da administração passa obrigatoriamente por uma educação de qualidade é, sem dúvidas, uma cidade com um futuro brilhante à sua frente.