No Campus Muzambinho, são oferecidas 1.126 vagas em 25 cursos técnicos e superiores
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com inscrições abertas para o Vestibular 2012 – 1º semestre até o dia 24 de novembro. No campus situado em Muzambinho, são oferecidas 1.126 vagas para cursos técnicos e de graduação. Também há oportunidades previstas para os municípios de Alterosa, Capetinga e Guaxupé, onde a instituição possui polos de rede. Os interessados devem acessar o site www.muz.ifsuldeminas.edu.br por onde a inscrição é realizada.
Para se inscrever, o candidato deve entrar no sistema fornecendo o número de seu CPF. Em seguida, terá que preencher os dados pessoais, escolher a opção de curso e responder o questionário socioeconômico. Ao final do processo, deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), por meio da qual fará o pagamento da taxa de inscrição. Para os cursos técnicos, o valor é R$ 20, para os superiores, R$ 40. Candidatos que se inscreverem na modalidade PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) estão isentos. Os demais concorrentes podem fazer o pedido de isenção até 21 de outubro.
Neste edital do Vestibular, há vagas para os seguintes cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Edificações, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Licenciatura para graduados, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia Agronômica e Educação Física.
A prova de seleção está marcada para o dia 11 de dezembro, entre 8h e 12h. Para ter acesso aos locais de prova, que serão divulgados entre 5 e 9 de dezembro, é preciso apresentar o comprovante definitivo de inscrição (CDI), retirado pela internet no site www.muz.ifsuldeminas.edu.br, e o documento de identidade original, com foto. Para os candidatos do PROEJA, a seleção ocorre por sorteio público, também no dia 11 de dezembro.
Nos testes, serão cobrados conteúdos relacionados às matérias do ensino fundamental e médio, conforme o curso escolhido. Os candidatos aos cursos técnicos fazem provas de Redação, Língua Portuguesa e Matemática. Já a seleção para a graduação inclui, além da Redação, questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. Para estes concorrentes, é exigida a leitura das obras literárias “A Carta de Pero Vaz de Caminha” e “Luneta Mágica”, de Joaquim Manuel de Macedo.
O Campus Muzambinho oferece cursos técnicos em três diferentes modalidades. Na opção “integrado”, os alunos fazem o ensino médio regular e o técnico; na modalidade subsequente, os estudantes frequentam o curso técnico e, para ingressar, devem ter o ensino médio concluído. No caso do PROEJA, é preciso ter idade superior a 18 anos e possuir, no mínimo, o ensino fundamental.
Além do Vestibular, é possível ingressar nos cursos superiores do IFSULDEMINAS pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Parte das vagas previstas no edital serão preenchidas através do SiSU. Neste caso, o candidato deverá fazer as provas do Enem, marcadas para os dias 22 e 23 de outubro de 2011.
Texto: Joarle Magalhães