Iniciada a Semana de Comunicação do Unifeg

Publicado em 05/11/2014 - educacao - Da Redação

Evento, que foi aberto na sala de multimídia, destacará a participação de profissionais das mais distintas áreas, dentro da Publicidade e Propaganda, em geral

Foi iniciada na terça-feira (04), no Unifeg, a Semana de Comunicação do curso de Publicidade e Propaganda da “Faculdade guaxupeana”. Programado para se estender até sexta-feira (07), o evento tem como tema “Conhecimento faz voar mais alto” e consta de palestras sobre temas distintos, num claro convite aos universitários, para trilharem novos desafios, dentro da proposta da formação acadêmica, com vistas à comunicação social.

A semana de estudos especiais da “PP/Unifeg” foi aberta pelo coordenador do curso em questão, professor Leonardo Carlim, o qual externou seu contentamento por mais uma edição: “A Semana de Comunicação é muito importante para o curso, pois, após desgastantes meses de aulas, os alunos têm contato com profissionais do mercado. E este contato é importante para eles ‘respirarem’ um pouquinho de prática, além da teoria que veem desde agosto”, disse o professor, que na abertura agradeceu à confiança da reitoria, assim como o empenho dos alunos e professores participantes do evento.

Na primeira noite, a realização destaca a palestra do publicitário Lélis Caldeira, da Agência Explícita, em Campinas, interior de São Paulo, o qual fala, neste exato momento, sobre o tema “Comunicação com conteúdo na Publicidade”. Pouco antes de iniciar suas explanações, o convidado falou com o Jornal JOGO SÉRIO sobre sua presença ao Unifeg: “O objetivo é passar para os alunos um pouco da experiência de quem já trabalhou em agências de médio e grande porte para o interior, pois trabalhei muito tempo em Ribeirão Preto e, agora, estou em Campinas. Quero mostrar-lhes que é sim possível, mesmo distante dos grandes centros, desenvolver um material de qualidade. Isto, porque a matéria-prima da publicidade sempre será a criatividade, o ‘capital humano’”, disse ele.

Para os próximos dias, conforme a programação, a Semana de Comunicação do Unifeg destacará as palestras “Branding”, com o designer gráfico Daniel Campos, neste dia 5; “Encontro da Cultura Digital”, com Nós Mídia, sobre as tecnologias e ferramentas digitais para a produção e distribuição cultural. Ainda na quarta, a partir das 19h, ocorrerão as palestras “Tecnologia Digital”, com Beto Félix e “Gramificação”, com Hiago Vilar. Já no dia 7, o evento será encerrado com as palestras de Rodrigo Palos, sobre “Startups e Novos Negócios” e Samuel Sabbag, com “Publicidade nos grandes centros”.

COM A PALAVRA, O COORDENADOR: À frente da organização do evento, Léo Carlim aproveitou a oportunidade para orientar seus alunos, sobre a importância da profissão, aliada à garra e principalmente a ética sobre tudo o que farão, quando forem profissionais: “O curso de Publicidade permite que o profissional atue em diversas frentes. A proposta do curso, aqui, no Unifeg, basicamente, é demonstrar ao aluno, durante quatro anos, todas as possibilidades que ele encontrará. E, paralelamente a isto, é forma rum profissional que, em qualquer área que ele escolha, possa atuar de forma responsável e consciente sobre seu papel na sociedade. É claro que a ética faz parte de tudo isto, pois ele precisa entender que, como comunicador, tem responsabilidades sociais muito importantes. Costumamos dizer que o microfone pode funcionar muito mais do que uma metralhadora, pois uma informação mal transmitida pode destruir muito mais do que um tiro. Então, o aluno precisa perceber que o curso lhe fornecerá elementos suficientes para ele trabalhar, mas depende dele a consciência, o trato com as pessoas e a ética”, finalizou o professor.

Fonte: ASCOM / Carlos Alberto