Publicado em 20/08/2013 - educacao - Da Redação
Na sexta-feira, 16, aconteceu a aula inaugural dos cursos técnicos do Instituto Federal do Sul de Minas. As aulas acontecerão, por enquanto, na Escola Municipal José Bonifácio. São três cursos no início: Segurança no Trabalho, Administração e Logística.
O engenheiro agrônomo, Paulo César Rezende mora em Espírito Santo do Pinhal e disse que está satisfeito com a oportunidade. “Eu levo em conta o nome do Instituto Federal, que já desponta como muito significativo para o ingresso no mercado de trabalho. Minha intenção é agregar conhecimentos à área em que já me formei e aumentar minhas chances de atuação, como técnico em segurança no trabalho”, comentou o estudante.
Estiveram presentes, entre as autoridades, o prefeito Rodrigo Lopes, o diretor do campus de Inconfidentes do Instituto Federal, prof. Ademir Pereira e o deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG). “Esta é a realização de um sonho dentro do processo de expansão do Instituto Federal e do programa nacional de educação. Andradas e toda a região merecem esta contribuição tanto na formação profissional quanto na mão de obra especializada para as empresas. Isto é desenvolvimento regional”, comentou o deputado.
O Instituto Federal cumpriu o prazo previsto em reunião de assinatura do termo de cooperação técnica que aconteceu em janeiro.
O deputado federal Geraldo Thadeu contribui com o Instituto Federal desde sua criação pelo Governo
Federal em 2008, por meio de emendas parlamentares com recursos específicos conforme a necessidade dos campus da região para a expansão do ensino e qualificação profissional. Os cursos técnicos vêm ao encontro da demanda de mercado, de empresas que precisam de profissionais com esta formação. Além disto, há dois anos Geraldo Thadeu vem negociando a implantação dos cursos técnicos em Andradas, que são gratuitos para a população.
Geraldo Thadeu já anunciou recursos do orçamento da União para o ano que vem, por meio de emenda parlamentar para a construção da sede própria que deve ter oito salas de aula. Quanto ao local para a instalação definitiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, o próprio deputado fez solicitação ao Ministério da Agricultura para doação de uma área que se encontra ociosa em Andradas e que foi indicada pela prefeitura. O deputado já obteve a confirmação do Ministério de que a área será disponibilizada, o que poderá ampliar ainda mais a atuação do Instituto Federal inclusive com os cursos à distância.
Outras informações sobre os cursos estão no site http://www.ifsuldeminas.edu.br/.
Fonte: ASCOM