Lançada no Unifeg, campanha incentivará o uso consciente da água

Publicado em 03/04/2014 - educacao - Da Redação

Iniciativa foi divulgada aos alunos na noite desta terça-feira, 1º de abril, no Centro Universitário

Foi iniciada na noite de terça-feira, 1º de abril, no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, uma campanha de suma importância, cujo objetivo é incentivar ao uso consciente da água. Liderada por professores da instituição, a iniciativa se compõe por uma série de ações, que serão desencadeadas durante o ano, tendo como propósito final despertar a consciência coletiva, no sentido de preservar este bem natural, cada vez mais escasso.

O lançamento da campanha foi representado por uma aula especial no salão nobre do Unifeg, onde alunos de diferentes cursos ouviram docentes de praticamente todas as graduações da escola. Durante mais de duas horas, educadores do Centro Universitário enfatizaram a necessidade de se cuidar da água (fizeram seus pronunciamentos os professores Cássio Murilo Monteiro, Ana Cristina Serrano Mascarenhas, Edvânio Ramos Rodrigues, Ana Paula Duarte Seleghin, George Alberto Chinaglia, entre outros).

Dedicados a colocar logo em prática os objetivos da campanha, os educadores conclamaram seus alunos, os quais terão participação ativa na busca pelo uso consciente da água (cada estudante será capacitado gradativamente pela escola e, consequentemente, transmitirá o que aprender a seus familiares, amigos e pessoas com quem se relacione): “Eu acho que o primeiro ponto é despertar nos alunos a importância da água para a vida humana. A partir do momento que ele (o aluno) percebe que a água é um recurso extremamente importante para a vida, ele vai, naturalmente, preocupar-se com a preservação desse recurso” ressaltou o professor Cássio.

Após a série de palestras, alunos presentes à divulgação da campanha manifestaram seus pontos de vista com relação ao assunto: “Como meu curso é voltado para a formação de professores, ele convida o docente a conscientizar seus alunos de que a água é um bem que não vai durar para sempre”, salientou Marcos Vinícius dos Santos, do 3º período de Pedagogia.

Indagados sobre a possibilidade da extinção da água no mundo, os estudantes do Unifeg mostraram-se temerosos: Raíssa Conde de Jesus, do 7º período de Direito, comentou: “Acredito que ela vá acabar sim, lamentavelmente. Hoje em dia, a água é essencial para o ser humano, mas um dia vai acabar. Aliás, já está acabando”, advertiu a aluna.

Agora cientes de seus papeis junto à preservação e o uso adequado da água, os universitários reconheceram que quase nada fazem, mas agora farão muito: “Realmente, não faço nada para preservar, assim como a maior parte das pessoas. Mas, por outro lado, eu procuro economizar um pouco, em casa. Contudo, não concordo com o desperdício da água, principalmente quando é usada na limpeza de quintais, de maneira desnecessária”, refletiu Reginaldo do Reis Santos, também do curso de Direito.

Fonte: ASCOM / Eliza Assis