Publicado em 20/07/2019 - educacao - Da Redação
O diretor geral do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, Prof. Renato Aparecido Souza, atendeu a reportagem nesta semana e fez uma análise do trabalho desenvolvido no primeiro semestre deste ano e projetos para o segundo semestre.
Prof. Renato Souza informou que a direção encerrou o primeiro semestre do ano exatamente projetando o segundo semestre. Particularmente, está organizando a apresentação de acolhimento dos servidores do Campus Muzambinho para registrar o trabalho já desenvolvido, não somente no primeiro semestre de 2019, mas no primeiro ano de gestão.
DESAFIOS
Para o segundo semestre, entende que a direção tem três grandes desafios. O primeiro de ordem orçamentária, financeira e econômica. Será preciso um grande diálogo com os servidores na busca de alternativas e soluções para superar este desafio. Uma segunda situação é institucional, visto que neste exato momento o Ministério da Educação deve apresentar um programa de governo chamado “Future-se”. Portanto, é importante o Campus Muzambinho apropriar-se deste programa para que possa estar articulado com o propósito e como poderá contribuir. É um desafio de natureza institucional muito relacionado às questões de gestão e governança. Por fim, restou o desafio pedagógico, visto que o Campus Muzambinho está reestruturando os seus projetos e cursos, tentando incentivar uma prática docente cada vez mais qualificada. Com isso, permitindo que os estudantes sejam cada vez mais bem informados para o mundo do trabalho e para exercer a cidadania. A reestruturação dos projetos pedagógicos depende de muito diálogo, principalmente junto aos professores. Este desafio está sendo superado, com expectativa de impactos positivos, por exemplo no quantitativo do número de estudantes. Foi reformulada a política do Ensino à Distância, com esforço próprio para receber os estudantes, fazendo com que esta modalidade seja mais robusta. No passado, segundo o diretor, havia uma consolidação muito dependente dos aportes governamentais, gerando uma queda muito drástica nos últimos anos. A expectativa agora é manter toda a estrutura com os próprios professores e servidores.
O diretor manifestou confiança e perspectiva positiva para o segundo semestre. O Campus Muzambinho valoriza muito a capacitação dos servidores para ofertar cada mais uma educação de qualidade. Assim, serão mantidas as oficinas de capacitação dos docentes, talvez até mesmo encurtar os espaços dessas oficinas, discutindo um pouco mais detalhadamente. Hoje, já foram identificados alguns números dos resultados, com condições de colocar para a comunidade, percebendo o que não funcionou bem e promover os ajustes necessários.
COLÉGIO COMERCIAL
No mês de maio, aconteceu o deslocamento dos estudantes e servidores dos cursos técnicos em Contabilidade e Administração de Empresas do centro da cidade para a sede o Campus Muzambinho. O diretor esclareceu que a medida ocorreu no contexto do contingenciamento orçamentário. Foram feitas algumas projeções, observando que seria possível a manutenção da qualidade da oferta do ensino para esses estudantes na unidade sede que já possuía salas de aulas com melhores condições tecnológicas e pedagógicas. Além disso, toda equipe pedagógica e de suporte já estavam na unidade sede. A medida também gerou uma economia estimada em R$ 1 milhão/ano.
Prof. Renato Souza confirmou que o prédio da instituição na região central da cidade de Muzambinho está ocioso. Mas desde do mês de maio a direção está trabalhando documentalmente para identificar alternativas de ocupação do espaço. Já surgiram propostas de alguns servidores, como por exemplo a implantação de um Centro Cultural do Campus Muzambinho, articulado com uma possível parceria com a iniciativa privada. Mas ideias estão sendo tramitadas para que seja tomada a melhor decisão.