Poços é escolhido para participar do projeto Educanvisa em Brasília

Publicado em 11/08/2009 e atualizado em 11/08/2009 - educacao -

948-19Poços de Caldas está entre os seis municípios mineiros selecionados para participar do projeto Educanvisa - Educação em Vigilância Sanitária - da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O primeiro treinamento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. O município será representado por 17 professores e um técnico da Vigilância Sanitária.
O projeto é uma parceria entre a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo a formação de professores para a multiplicação de informações corretas e pertinentes quanto ao uso racional de medicamentos, conservação de alimentos e atitudes sanitárias que melhorem a qualidade de vida do cidadão. Entre os 853 municípios mineiros, foram selecionadas as cidades de Belo Horizonte, São João Del Rei, Uberlândia, Carmo do Parnaíba e Tiradentes, além de Poços de Caldas.
A capacitação vai contar com jogos, discussões de mídia e teorias sobre o uso consciente de medicamentos. O conteúdo será aplicado nas escolas e, em uma segunda etapa, o município apresentará o trabalho para outras cidades brasileiras escolhidas pelo projeto.
“O projeto proposto pela ANVISA nos remete a treinamentos e instruções práticas para o desenvolvimento da responsabilidade do uso de medicamentos, tendo em vista o grande número de intoxicações no país pelo uso indevido, principalmente por crianças. Por ser a escola um ambiente particularmente propício à multiplicação de informações, o município vai enviar 16 professores da rede municipal e dois coordenadores”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
As despesas com transporte e hospedagem serão pagas pelo Ministério da Saúde. A equipe de Poços é coordenada pelo professor Carlos Henrique de Oliveira, que representa a Secretaria Municipal de Educação e pela agente de endemias Graziela Cristina Barbosa. A saída para Brasília será no dia 12 de agosto, próxima quarta-feira, às 14h, na Secretaria Municipal de Educação.

Multiplicadores - Poços está entre os 32 municípios que receberão a capacitação em 2009. O objetivo do Educanvisa é conscientizar a comunidade local em relação aos riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária, influenciado pela propaganda. Para atingir este resultado, o projeto capacita professores da educação básica de escolas públicas e profissionais de vigilância sanitária para aplicar o conteúdo em sala de aula. Com o projeto, o aluno também se torna um multiplicador do conhecimento, repassando o que aprendeu na escola aos seus familiares, amigos e vizinhos.
A expansão do projeto Educanvisa é uma das metas do Programa Mais Saúde, do Ministério da Saúde, que busca contribuir para o fortalecimento da consciência da população sobre o seu direito à saúde e a importância das práticas e comportamentos saudáveis.
Entre 2006 e 2008, o projeto capacitou 136 profissionais de vigilância sanitária, 450 professores e mais de 20 mil alunos. Neste ano, mais de 500 professores da rede pública de todo o país e 60 profissionais da vigilância sanitária irão participar do treinamento.