Professora do Unifeg participa de congresso na Itália

Publicado em 31/07/2014 - educacao - Da Redação

A professora Lúcia trabalha no UNIFEG desde 2004, tendo lecionado nos cursos de Letras, Administração, Pedagogia, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito e Educação física

Entre os dias 26 a 30 de junho de 2014, a Professora Lúcia Donizetti Modesto participou do Encontro Anual da Association for Spanish and Portuguese Historical Estudies – ASPHS. O evento ocorreu na Universidade de Modena e Emília Romana, na cidade de Modena, Itália. A Professora Lúcia apresentou a comunicação intitulada “O realismo mágico na obra de José J. Veiga: a literatura como forma de denúncia da ditadura militar no Brasil”,  para um público formado por pesquisadores italianos, portugueses, espanhóis e brasileiros. Sua apresentação enfocou o “realismo mágico”, categoria literária utilizada em meados do século XX, principalmente, por escritores da América Latina para burlar a censura decorrente do regime militar vigente nesse período.  Dentre esses autores, destaca-se José J. Veiga, com sua obra Sombras de reis barbudos, publicada em 1972.

Trata-se de uma poética narrativa permeada pelo suspense e mistério, autoritarismo e excesso de coerções e, sobretudo, pela “magia” da infância e do realismo mágico, elementos unificadores de sua obra.  Essas nuances buscam amenizar o sofrimento acarretado pela opressão e pela falta de liberdade, bem como levar o leitor à reflexão e ao questionamento sobre sua realidade. E ao mesmo tempo,  permitem ao literato denunciar, de forma camuflada, as arbitrariedades a que se submeteu grande parte da população brasileira. A professora Lúcia trabalha no UNIFEG desde 2004, tendo lecionado nos cursos de Letras, Administração, Pedagogia, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito e Educação física. A docente aproveita a oportunidade para agradecer o apoio e o incentivo recebidos do UNIFEG à sua participação no respectivo evento.

Fonte: Texto/fotos Profª: Lúcia Donizetti Modesto