
Depois de um maravilhoso encontro com os leitores, os livros e as histórias, sempre fica um gostinho de quero mais, uma vontade de inventar mais textos e pretextos para brincar com as palavras!
A II Semana do Livro de Muzambinho foi visitada por alunos desde a Educação Infantil até os leitores “crescidos” do Segundo Grau, além daqueles que participam de atividades na Frente de Apoio ao Menor (FAM) e os projetos sócios culturais do CRAS, representados pelos grupos de teatro matutino e vespertino.
Aproximadamente de 2000 pessoas circularam pelas diversas atividades da semana literária, as contações de histórias do Grupo Passarim, do Instituto Cultural Elias José de Guaxupé e de Giovana Vechi, de Conceição Aparecida, coloriram o evento e o tornou um encontro regional.
Além das ações realizadas durante o dia na Sede do Museu Municipal, o evento contou com a brilhante palestra do Professor Dr. Celso Ferrarezi Junior da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) na Câmara Municipal na noite do dia 07 de maio. Na ocasião professores da Rede Municipal, alunos da Escola Estadual Salatiel de Almeida e Colégio Comercial Dr. José Januário de Magalhães marcaram presença.
O Prof. Ferrarezi falou das marcas identitárias, ou seja, aquilo que identifica uma comunidade, uma cidade. Ressaltou algumas marcas de identidade de Muzambinho como nosso rico Patrimônio Histórico que é composto por belíssima arquitetura e monumentos.
O Prefeito de Muzambinho, Ivan Antônio de Freitas e o Secretário Municipal de Educação, Leandro Silva Bueno estiveram no evento e esperam que novos eventos literários estejam por vir. Prestigiaram não só os alunos com sua visita, mas também os organizadores do evento: Jair Sobrinho e Isis Vilhena do Museu Municipal de Muzambinho, Iolanda Martiniano, coordenadora da Biblioteca Municipal e Lia Mara Zaghi Diretora de Esportes, em parceria com o Instituto Cultural Elias José.
Para fechar a II Semana do Livro, Jair Sobrinho deixa sua mensagem: “Além de sair do ambiente da sala de aula o aluno se depara com um ambiente de conversa e encontro com as palavras e a leitura!”.
É isso aí Minas Gerais, até os próximos encontros.


