Publicado em 31/03/2019 - educacao - Da Redação
O programa Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente inova com mais uma surpresa através do quadro ”Delícias de Minas”.
A convidada especial de estreia é a quitandeira Wanda da Silva dos Reis, muito conhecida pelos seus deliciosos doces e bolachas em Muzambinho.
No episódio revela as dificuldades encontradas ao longo de sua trajetória de vida e como a independência garantiu sua satisfação e valorização pessoal e profissional.
No momento mais esperado, ensina a Receita “Rosquinha Caipira”, que leva em seus ingredientes nata e muito amor.
“Não basta apenas seguir atentamente a receita e ter em mãos os ingredientes, é necessário amor, muito amor”, ressalta a convidada.
O objetivo das participações consiste no compartilhamento de receitas de família, nas lembranças da infância e na praticidade em preparar os alimentos ao lado das pessoas queridas, como a família e amigos.
No quadro “Pausa para Sustentabilidade” a entrevistada é a Bióloga e Doutora em Entomologia Ivelize Tannure Nascimento.
Na entrevista a Professora destaca a importância dos insetos sociais, características e sua organização. Além de demonstrar os impactos gerados pelo avanço da monocultura e pela aplicação de agrotóxicos, especialmente o Fipronil.
Assunto de destaque nas mídias sociais e na pauta ambiental global, a grande mortandade de abelhas tem sido preocupação para especialistas e estudiosos sobre a biodiversidade e no contexto da sustentabilidade.
De acordo com a pesquisadora “Os desafios do futuro para o equilíbrio da biodiversidade está no estudo adequado e na restrição rigorosa de produtos que agridam estes insetos tão importantes para a polinização e para a produção de alimentos”.
Enfatiza ainda a necessidade de estímulo da comunidade em geral na manutenção das condições adequadas para fixação das abelhas e sobre o manejo das espécies sem ferrão.
No “Click Ambiental” a abordagem relaciona plantas medicinais e o uso correto pela população de elementos naturais tão importantes nas tradições familiares e na cultura de nosso país.
No Bloco a Professora Mestra Elaine Barros explica e orienta sobre a importância dos processos de preparo para a ingestão de infusões e processos de cocção, além de destacar o conhecimento do uso correto e atento das diferentes partes das plantas.
“A literatura é vasta sobre o assunto e para permitir acessibilidade a comunidade em geral foi desenvolvido um site e um aplicativo com informações importantes sobre o uso de plantas medicinais e seus cuidados”, explica a especialista.
No quadro “Destaques do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho” os violeiros do Curso Técnico em Agropecuária Inácio Duarte e Tiago Expedito Blanco retratam a rotina de estudos no campus e suas histórias familiares.
Inácio é natural de São Sebastião do Paraíso e tem 16 anos, e Tiago é natural de Boa Esperança e tem 15 anos.
“Cantar é algo que me faz bem e me afasta dos problemas, além de representar maior proximidade de meus familiares que sempre tiveram raízes na música como o meu avô” relembra o cantor.
Momentos como estes demonstram a valorização das raízes familiares e as habilidades dos alunos de nossa Instituição.
Os episódios vão ao ar na próxima semana e estarão disponíveis no site instituciona, instagran e facebook e pelo sitio virtual Muzambinho.com.
Acompanhe as nossas novidades e fique por dentro do que temos de melhor!