
Começou nesta segunda-feira, 11 de maio, a V Semana de Enfermagem do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. Com o tema “Enfermagem Vale a Vida”, o evento foi aberto por diretores e docentes do referido curso, tendo acontecido no Cine Teatro 14 Bis, com presença expressiva dos acadêmicos.
A primeira noite foi composta pelas palestras “Alimentação do Neonato em Situações Especiais”, ministrada por Natália Gallate Jorge, e “Diagnóstico de Morte Encefálica – Transplante de Órgãos”, com Salma Regina Gallate. Natália é fonoaudióloga, graduada pela Unicamp, enquanto Salma é médica, formada na Faculdade de Ciências Médicas de Pouso Alegre, especialista em neufrologia.

Em suas explanações, Natália Jorge abordou a alimentação e os cuidados necessários para com os bebês. “Eu trouxe para os alunos um pouco de minha experiência, conquistada durante o período de residência, em Campinas. O que tenho a dizer aos alunos que realizam o curso de enfermagem é que tenham um foco amplo, não se restrinjam a tratar doenças, mas pensem na saúde como um todo”, disse ela, em entrevista.
Já Salma Gallate falou sobre a necessidade do conceito ao diagnóstico de morte encefálica: “os transplantes são muito importantes, principalmente para os doadores-cadáveres. Acredito que todas as pessoas ligadas à saúde devem saber conceituar este tipo de falecimento para reconhecê-lo com eficácia. Com isto, cada vez mais a gente terá maior notificação de pacientes e, consequentemente, possíveis doadores de órgãos e tecidos”, detalhou ela.
A coordenadora do curso de Enfermagem no Unifeg, professora Maria Regina Guimarães Silva, comemorou a primeira noite da semana especial de estudos: “é um momento proporcionado aos alunos e docentes na atualização de conhecimentos. A V Semana de Enfermagem é composta por palestras, geralmente, sendo que é importante pela obrigação de as pessoas ligadas a esta área estarem sempre atualizadas”, orientou.
O secretário geral do Centro Universitário, professor Maurício Marchiori Barbin, participou da abertura: “nosso centro universitário tem o maior prazer em divulgar a qualidade de seus cursos. Em Enfermagem nós temos professores excelentes, além de uma organização fantástica deste e de todos os cursos. Isto, aliás, tem levado o Unifeg cada vez mais ao topo, perante a região e a formação de nossos alunos”, orgulhou-se ele.
A universitária Silvana dos Santos, do 7º período, estava atenta aos ensinamentos das palestrantes: “a enfermagem é uma arte... e este é um curso muito bom, onde temos a possibilidade de aprender com a vida, pois cada paciente é uma história e cada história é uma lição de vida. Na saúde, vale lembrar, nós temos muito mais vida do que morte e, portanto, realizamos um curso muito gratificante”, opinou ela.
O acadêmico Cláudio Inácio Corsi será responsável pela gincana de encerramento, que acontecerá após a missa, celebrada pelo reitor do Unifeg, o padre Antônio Roberto Ezaú dos Santos, na noite desta quarta-feira, 13 de maio. Em tom de suspense, ele disse: “será a primeira gincana didática de Enfermagem, que incluirá os trezentos e oitenta e dois alunos do curso. Não vou dar maiores informações, mas será relaxante, teremos estudos aliados a brincadeiras, o que será muito bom”, adiantou ele.
Nos demais dias...A V Semana de Enfermagem do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé continuará nestas terça e quarta-feiras. Na 2ª noite os palestrantes serão Edmilson Manoel, docente do Unifeg, que atua no Caps de Mococa e Marlene Silva Ferreira, enfermeira especializada em gestão hospitalar. Ele falará sobre a contribuição da enfermagem na re-inserção social do dependente químico. Ela, a respeito da área de atuação do enfermeiro no mercado de trabalho. Os eventos acontecerão no salão nobre do Centro Universitário.