Publicado em 01/12/2014 - esportes - Da Redação
Atlético e Cruzeiro conhecerão na terça-feira (2) os primeiros adversários na busca pelo título da Copa Libertadores de 2015. O sorteio dos confrontos da etapa preliminar e da fase de grupos será feito na noite desta terça, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai.
Uma final entre Atlético e Cruzeiro, como aconteceu na Copa do Brasil deste ano, não é impossível, mas para que isso tenha chance de acontecer, os cinco brasileiros precisam estar nas quartas de final.
Além disso, Galo e Raposa e mais um representante do Brasil precisam chegar às semifinais. E o chaveamento não prever o confronto entre eles.
O regulamento da Copa Libertadores estabelece que clubes de um mesmo país se enfrentem, a partir das quartas de final, para se tentar evitar finais “caseiras”.
Isso aconteceu duas vezes na história do torneio, e sempre envolvendo brasileiros. Em 2005, o São Paulo ganhou o título em cima do Atlético-PR. Em 2006, perdeu a taça para o Internacional.
Pela segunda edição consecutiva contando com os dois gigantes do futebol mineiro, a competição continental do ano que vem deve ficar marcada como uma das mais disputadas da história, pelo grande número de clubes que já levantaram a taça mais cobiçada das Américas em ação.
Argentinos
Além disso, marca ainda o retorno dos argentinos River Plate e Boca Juniors ao torneio, que não contou com a participação dos dois no ano passado.
Os argentinos, inclusive, serão maioria na Copa Libertadores do ano que vem. Ao lado do Brasil, eles também têm cinco vagas na competição continental.
Mas terão seis representantes, pois contam com o atual campeão, o San Lorenzo, o que abre uma vaga a mais para o país. Este número não aumenta mesmo que o River Plate vença a Copa Sul-Americana.
FONTE: Alexandre Simões - Hoje em Dia