Publicado em 05/01/2017 - geral - Da Redação
Prefeito de Barbacena decreta redução de gastos
A Prefeitura de Barbacena determinou quatro medidas para contenção de despesas e redução de gastos no município. As normas atingem servidores, cortam horas extras, gratificações especiais e impedem que novos funcionários sejam contratados. De acordo com o decreto nº 8.106, de Luís Álvaro Abrantes (PSB), nenhum secretário municipal vai poder "determinar ou permitir o trabalho de servidores públicos efetivos ou contratados em horário extraordinário". Além disso, todos os funcionários que atualmente prestam serviços em órgãos diferentes do que foram contratados deverão retornar aos seus locais e funções de origem.
Algemado, vereador empossado em Caratinga
Algemado e com o uniforme do sistema prisional, o vereador Ronilson Marcílio Alves (PTB), de 42 anos, tomou posse do cargo na Câmara Municipal de Caratinga na terça-feira, 3. Sob escolta policial, o vereador chegou à sede do Legislativo ao meio-dia e permaneceu cerca de duas horas no local e depois voltou para prisão.
Acispes define novo presidente
Prefeito eleito de Rio Novo, Ormeu Rabello Filho (PPS) foi o escolhido para presidir a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) pelos próximos quatro anos. Ele obteve 14 votos e acabou eleito com o apoio de 56% do total de votantes. O grupo encabeçado por Ormeu venceu a chapa adversária que indicou o nome do prefeito de Lima Duarte, Geraldo Gomes de Souza (PMN).
25 prefeitos participaram do pleito
Durante o encontro que definiu o novo presidente da Acispes, estavam presentes os prefeitos dos 25 municípios consorciados: Andrelândia, Aracitaba, Arantina, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Chácara, Chiador, Comendador Levy Gasparian, Coronel Pacheco, Ewbank da Câmara, Goianá, Lima Duarte, Matias Barbosa, Olaria, Oliveira Fortes, Pedro Teixeira, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont e Simão Pereira.
Acordo beneficia moveleiras de Uberaba
O Sindicato das Indústrias da Marcenaria, Carpintaria e Serraria de Uberaba (Sindmov) firmou uma parceria com empresas de destinação final de resíduos sólidos, com o objetivo de reduzir custos e incentivar o descarte correto para indústrias do setor. Depois de realizar um diagnóstico para identificar a maneira mais adequada ambientalmente para a disposição dos rejeitos, o Sindmov promoveu rodadas de negócios tanto com companhias de transporte de resíduos como com o aterro sanitário da cidade, e conseguiu diminuir em 51% o preço final dos serviços para as empresas associadas à entidade.
Iniciativa foi premiada pela Fiemg
A iniciativa do Sindmov ficou em terceiro lugar na categoria Defesa Setorial do 1º Prêmio Melhores Práticas Sindicais da Fiemg. O Prêmio elegeu as mais inovadoras ações de cada estado nas categorias "comunicação, relacionamento com o associado e programas de associativismo", "negociação coletiva" e "defesa setorial".
LIRAa de São João del Rei será dia 10
São João del Rei fechou 2016 com 1.693 registros de dengue, além de duas mortes e sete casos de chikungunya. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde são do dia 27 de dezembro. A partir do dia 10 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt (LIRAa) do ano será realizado na cidade. A cidade ficou em segundo lugar no número de casos no Campo das Vertentes, ficando atrás de Barbacena com 1.769 casos.
Descarte de pneus é grande foco
Um dos locais mais críticos do município de São João del Rei, segundo o coordenador de endemias José Jardim Júnior, é um ecoponto de descarte, onde pneus ficam a céu aberto acumulando água parada. Outros grandes focos são encontrados nas casas dos moradores. Os bairros Alto das Mercês, Vila Santa Teresinha, Lava-Pés, Dom Bosco e Fábricas tiveram mais incidência no ano passado, onde foram encontrados 23 focos.
Radares começam a multar no Sul de Minas
Desde a última terça-feira novos radares começaram a multar em 3 rodovias que passam por quatro cidades do Sul de Minas. Os equipamentos de fiscalização estão nos trechos de Santana da Vargem, Varginha, Ouro Fino e Monte Sião e estavam operando em caráter educativo desde 27 de dezembro. A velocidade máxima permitida varia entre 60 e 80 km/h.
Em Minas, já são 133 pontos fixos
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG, antigo DER-MG), informa que em todo o Estado, 14 radares já estão aplicando multas nesta semana - os outros oito estão em rodovias que cortam Igaratinga, Pará de Minas, Itaúna e Itatiaiuçu. Desde que a fiscalização eletrônica voltou a ser instalada na malha viária mineira, já há 133 pontos radares fixos espalhados por Minas Gerais.
ascom