Publicado em 11/03/2017 - geral - Da Redação
O centenário do Rev. Lutero Cintra Damião, que teve parte de sua história de vida pessoal e religiosa em Muzambinho através da Igreja Presbiteriana Independente, que ocorreu em outubro do ano passado, continua sendo comemorado efusivamente pela família e comunidade da denominação. O filho e também Reverendo Paulo Cintra Damião apresentou a reportagem o DVD “Audiência com o Rei dos Reis”, que tem relação com o centenário do nascimento do seu pai. O lançamento ocorreu em Presidente Prudente/SP, com a primeira edição já esgotada. A segunda edição foi apresentada em Muzambinho na última semana, onde o religioso viveu sua história de vida familiar e religiosa.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Em julho de 1958, um incêndio destruiu o templo da IPI na Rua Tiradentes. O então Rev. Lutero Cintra Damião, juntamente com um pequeno grupo de irmãos, tomaram a audaciosa decisão para a época de construir um novo templo para 400 pessoas, sendo o atual templo da IPI de Muzambinho. Como não havia uma arrecadação extraordinária, começou a “aventura” da construção e busca de recursos. O Rev. Lutero mantinha um estilo muito pessoal de “conversar com Deus” (orar nas madrugadas), usando até mesmo o terno, justificando que estaria numa “Audiência com o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”. Assim, muitos milagres acabaram acontecendo, a exemplo do empenho e conquistas durante a construção do novo templo. Paulo lembrou a situação inusitada de empréstimo numa agência bancária, uma senhora católica que abordou seu pai na praça oferecendo ajuda financeira e recursos americanos que foram destinados para a obra em Muzambinho.
JUSTA HOMENAGEM
Em julho do ano passado, Paulo encontrou a jovem Maria Luiza Carvalho que gravou uma entrevista com o Rev. Lutero em 1981, quando o religioso relatou algumas experiências. Tudo foi digitalizado em DVD mesmo momento de centenário, homenageando sua memória e reconhecendo a sua importância para o reino de Deus e comunidade.
O DVD “Audiência com o Rei dos Reis” foi lançado na IPI central de Presidente Prudente/SP. Agora, Paulo começou uma peregrinação pela região, visto que seu pai atuou em várias cidades como Botelhos, Poços de Caldas, Areado, Nova Resende e Muzambinho. Com isso, divulgando o trabalho elaborado em homenagem ao seu pai. “O nosso objetivo é levantar a fé das pessoas”, disse.
Paulo destacou que o DVD tem muitas fotos históricas do templo antigo em Muzambinho, bem como uma foto do templo consumido pelo incêndio e o processo de construção do novo templo. Por fim, conta com muitas fotos da cidade e famílias tradicionais de Muzambinho.
IMPOSIÇÃO DO ESTADO NA FAMÍLIA
Religioso e professor universitário, Paulo Cintra Damião comentou que algumas ideologias polícias querem um Estado grande e poderoso, que entra nas casas das pessoas e começam a mandar nos direitos individuais. Lembrou que isto aconteceu no passado na Rússia e China. “Ninguém era dono de nada e ninguém podia fazer nada, inclusive na sua casa, querendo mandar na nossa vida”, criticou. Pessoalmente, entende que os filhos devem ser educados na disciplina. Sem isso, acredita que será criada uma geração de “vagabundos” que nunca ouviram um “não” dentro de casa. Hoje, a situação é muito ruim, sem a disciplina imposta no passado pelos pais. “O castigo não resolve ninguém, mas a disciplina é para melhorar”, afirmou.
Neste contexto, a liderança observa que o Estado brasileiro, por conta de algumas ideologias que querem predominar no país e já foram superadas em outras partes do mundo, quer principalmente desfigurar a família. Um determinado partido já anunciou que o propósito é usar a educação para derrubar o modelo judaico/cristão de família (os princípios de Jesus). “Precisamos reagir contra isto, sem violência e discutindo ideias”, falou. O religioso espera que algumas leis que desfiguram a família não sejam aprovadas.