Publicado em 01/11/2019 - geral - Da Redação
Voltada a beneficiários de programas
sociais, plataforma será versão mais leve e simples do aplicativo do banco 
A CAIXA lançou o aplicativo financeiro “CAIXA
Tem”, voltado a clientes de baixa renda e beneficiários de programas sociais.
Nele, será possível realizar pagamentos de contas, transferências e consultas
sociais relacionadas ao FGTS e ao Bolsa Família, entre outros serviços.
Com plataforma mais simples e baixo consumo
do pacote de dados, o app foi desenvolvido para possibilitar a inclusão
financeira e ampliar o acesso aos serviços da CAIXA por pessoas que têm
celulares mais simples.
Para utilizar o aplicativo, basta que o
usuário insira CPF e senha, que é a mesma para realizar transações. O “CAIXA
Tem” possui interface conversacional, facilitando o manuseio do cliente já
acostumado com apps como o WhatsApp. Ele também permite a transferência de
recursos com a leitura de QR Code e oferece interação humanizada,
possibilitando a utilização de chatbots, navegação por comando de voz e
leitura das conversas em voz alta (text to speech).
Segundo o presidente
da CAIXA, Pedro Guimarães, o novo aplicativo considera o perfil de acesso do
público de baixa renda, que geralmente não utiliza todos os produtos oferecidos
pelo app tradicional do banco. “Boa parte desses clientes utiliza serviços
específicos da CAIXA, como os de consulta e pagamento de benefícios sociais. O
‘CAIXA Tem’ foi pensado para facilitar ainda mais o acesso a esses serviços,
com operações mais simples e alinhadas às reais necessidades da população mais
humilde. A CAIXA é o banco de todos os brasileiros”, ressalta.
O app, disponível na versão Beta para 10 mil
clientes, no sistema Android, está entre os mais leves do mercado, com download
de aproximadamente 2,9 MB, funcionando, inclusive, em diversos modelos de
smartphones de gerações anteriores. 
Assessoria de Imprensa da CAIXA