Cemig e Fiemg levam cultura Maker a 15 cidades mineiras

Publicado em 15/08/2018 - geral - Da Redação

Cemig e Fiemg levam cultura Maker a 15 cidades mineiras

As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas pela internet 

A Cemig e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) abriram as inscrições, pela internet, para as oficinas do Lab Truck Tour, um projeto itinerante, que tem como objetivo colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo em Minas Gerais, a partir das tecnologias de fabricação digital. Durante a turnê, o carro itinerante estará nos dias 6,7 e 8 de setembro, no Hacktown, em Santa Rita do Sapucaí. 

Até o final do ano, o Lab Truck Tour vai percorrer 15 cidades das regiões do Vale do Rio Doce, Norte de Minas, Sul de Minas, Metropolitana, Zona da Mata, Vale do Aço e Triângulo. Além de Santa Rita do Sapucaí, serão visitadas as cidades de Governador Valadares, Montes Claros, Santa Rita do Sapucaí, Sete Lagoas, Contagem, Belo Horizonte, Nova Lima, Juiz de Fora, Itabira, Uberaba, Betim, Ipatinga e Ribeirão das Neves. Ouro Preto e Mariana também receberão uma visita do Lab Truck. “O trabalho da Fiemg já é muito reconhecido na área de tecnologia e inovação, e a ideia é descentralizar esse conhecimento para todas as regiões do estado”, diz o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo.  

A turnê tecnológica terá o foco na descentralização e difusão da cultura Maker, permitindo, por meio da oferta de oficinas, a sensibilização e capacitação de jovens com foco no desenvolvimento de projetos em eficiência energética pelos próprios alunos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura empreendedora. 

Entre julho e dezembro de 2018, serão realizadas até 56 oficinas. Em cada cidade, ocorrerão duas oficinas de sensibilização Maker, com 15 vagas cada, e duas oficinas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de Arduino (dispositivo que pode ser facilmente conectado à um computador, apenas com um cabo USB, permitindo aplicações a baixo custo), com dez vagas cada. 

As oficinas de sensibilização terão carga horária entre uma e três horas, e as oficinas tecnológicas, de aproximadamente quatro horas. O Lab Truck estará aberto para visitação do público em geral. Ao todo, serão ofertadas 700 vagas para oficinas, e estima-se uma visitação de 2.800 pessoas.

ascom