Publicado em 03/05/2017 - geral - Da Redação
Rede de Notícias do Sindijori MG
Sebrae promove Semana do Microempreendedor
O Brasil já soma cerca de 7 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI). Minas Gerais continua sendo o terceiro estado com maior número de formalizações, 770 mil até março de 2017. Dessas formalizações, aproximadamente 47% foram feitas por mulheres e 21% dos que viraram MEI eram empreendedores com mais de 51 anos. Além disso, dos formalizados no estado, 1.135 eram estrangeiros, sendo o maior número de portugueses, chineses e argentinos. Para orientar esses empreendedores que querem se formalizar ou que já são MEI e buscam melhorar a gestão do seu negócio, o Sebrae promove, em todo o país, a Semana do Microempreendedor Individual, de 8 a 13 de maio. Em Teófilo Otoni serão oferecidas de forma gratuita orientação, oficinas, palestras e rodada de crédito. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)
MP investiga contratações na Cemig
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai investigar contratações de funcionários que integram os quadros do Grupo Cemig e ocupam altos cargos por indicação de padrinhos políticos ligados à atual gestão do governo estadual (PT-PMDB). Os alvos são parentes, amigos e políticos não eleitos que ocupam hoje funções importantes dentro da companhia, nas subsidiárias ou nas empresas terceirizadas, com salários que variam de R$ 10 mil a R$ 35 mil. Considerada uma das maiores e mais bem-sucedidas estatais do país, a Cemig tem servido, há anos, como local estratégico para abrigar aliados dos partidos governistas em funções ad nutum, ou seja, cargos de livre nomeação e exoneração, assim como os comissionados. (Rede Sindijori)
Ipatinga realiza Seminário de Contabilidade
O Conselho Regional de Contabilidade promove nos próximos dias 11 e 12 de maio, no auditório da Fiemg, o Seminário de Integração Regional do Vale do Aço, com o tema "Empreendedorismo Contábil: Gestão de Inovação". A programação começa às 18h, com credenciamento dos participantes. Às 19h, Boas vindas pelo presidente do CRCMG, Rogério Marques Noé. Às 19h10, entrega de carteiras pelo vice-presidente de Registro do CRCMG, Mário Cesar de Magalhães Mateus. Às 19h30 Palestra: Sucessão é uma decisão, com o palestrante Gustavo Vale. Às 21h, coquetel. No dia 12, às 9h, bate papo com o presidente e reunião com delegados seccionais. Às 13h30, palestra "As novas regras do ISS-QN, palestrante Jadir Adir Moreira. Às 15h30 - Palestra - "As novas regras do Simples Nacional", com Antonio Baião de Amorim. Às 17h, encerramento com a palestra "Excelência no Bolso", com Anderson Gonçalves. (Jornal Classivale - Ipatinga)
Secretário de Esportes de MG cumpre agenda
Cumprindo a primeira agenda como secretário de Esportes de Minas Gerais, Arnaldo Gontijo, que é natural de Formiga-MG, juntamente com o ex-secretário de Esportes do Estado e deputado estadual Carlos Henrique (PRB) visitou a Prefeitura Municipal na manhã desta terça-feira, 2, com o objetivo de apresentar-se ao prefeito Denilson Teixeira, vice-prefeito Halph Carvalho e equipe administrativa, além de abrir as portas da pasta para a cidade de Arcos. Durante a visita Arnaldo Gontijo informou que estudará as demandas do município a fim de fortalecer a cidade que já é pólo esportivo regional. "É motivo de alegria após a minha nomeação na Secretaria de Esportes, começar a agenda em Arcos, cidade irmã da minha e por conhecer o potencial esportivo do município. Todo o Estado será atendido de forma igualitária, começando por aqui, essa região será minha prioridade", informou o novo secretário. (Portal Arcos - Arcos)
Docentes do curso de Letras da Unifal lançam livro
Em maio, está previsto o lançamento de um novo livro sobre o ensino da leitura, de autoria dos professores do curso de Letras da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), Robson Santos de Carvalho e Celso Ferrarezi Júnior. O livro já se encontra disponível para pré-venda no portal da Editora Parábola. A obra é fruto de pesquisas e experiências dos docentes como professores desde quando atuaram na educação básica até os dias de hoje, como professores do ensino superior e pesquisadores. "De Alunos a Leitores: o ensino da leitura na educação básica" é uma obra escrita por professores que tiveram a sorte de aprender a amar a leitura e que desejam apenas mostrar que transmitir esse amor é possível, mesmo hoje com celulares e tablets tomando conta das salas de aula", comenta Carvalho. (Alfenas Hoje - Alfenas)
Prefeitura promove a campanha Maio Amarelo
A superintendência de transportes e trânsito (Transita) da Prefeitura de Itabira, em parceria com a Polícia Militar, promovem entre os dias 29/04 e 13/05, das 9 às 11 horas, blitze educativas nas escolas municipais, estaduais e particulares para orientar os estudantes e transeuntes sobre a correta utilização da faixa de pedestre. De acordo com Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de educação de trânsito e estatística, a ação é uma continuidade da campanha "Pé na Faixa". No entanto, segundo ela, a Prefeitura aderiu ao movimento Maio amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. "As ações do movimento este ano em nossa cidade serão dedicadas especialmente à segurança dos pedestres. Isso porque, em uma rede que concentra carros, motos e bicicletas, muitas vezes no mesmo espaço, o pedestre acaba sendo o vértice mais vulnerável". (Leste Mais - Itabira)
O Perigo das Desculpas
* Gilclér Regina
Uma desculpa típica para não se fazer nada é a falta de recursos. É verdade que algumas vezes a penúria é tanta que o mais genial dos seres humanos, com a mais santa boa vontade, não consegue fazer nada mesmo. Porém, muitas vezes a alegação de que não se têm recursos é, no mínimo, ingênua.
Primeiro, porque segundo a bíblia de alguns economistas, os recursos são sempre limitados mesmo - isto é, há sempre menos recursos que os anseios humanos.
Segundo, o que se espera da pessoa é que ela faça o melhor possível a partir de recursos dados e compete a ela focalizar as possíveis soluções com boa dose de inventividade, inovação, criatividade e concentrar a mente no alvo, nos objetivos, e não na falta de perspectivas, recursos ou nas boas razões para não se fazer.
Perguntas sempre devem ser feitas: O que podemos fazer para dar um bom uso aos recursos que já existem? O que podemos criar sem gastos extras? Que campanha criativa podemos fazer para se obter uma diferença no mercado? Que tipo de ações podemos realizar?
A partir delas procura-se soltar a imaginação e encontrar ideias. Fazer mais com aquilo que existe, a cada dia um pouquinho mais e melhor - essa é a filosofia dos vencedores.
O falecido empresário da comunicação Adolfo Bloch, aplaudido, entre outras coisas, pelo bom humor, uma vez disse mais ou menos assim aos jornalistas que estavam reclamando que não tinham recursos: Então, quer dizer que se eu der uma Montblanc você vai escrever como Machado de Assis?
É evidente que os recursos são importantes, mas, na ausência destes, o ideal é que se pavimente a estrada mesmo sem ter todos os recursos disponíveis, afinal, o sucesso é de quem faz e não de quem sabe. Existe um oceano de distância entre o saber e o fazer.
No mundo há muitos tipos de pessoas. Existem os que não sabem e não perguntam. Também existem os que sabem e não ensinam e o pior é que também existem pessoas que ensinam e não fazem. Ninguém tem o direito de ensinar aquilo que não sabe fazer. Isso nos mostra mais uma vez que o sucesso é de quem faz, tendo recursos ou não.
Também existem dois tipos de funcionários que nunca dão certo em lugar nenhum: 1: Aqueles que fazem tudo que o chefe manda. 2: Aqueles que nunca fazem o que chefe manda.
Os melhores sabem que a melhor medida é o bom senso, a iniciativa, o espírito crítico e de participação e que também sabem ceder e ainda se impor na medida certa.
Uma coisa é inevitável na vida, onde palavras são palavras, promessas são promessas, desculpas são desculpas, mas o que importa mesmo é o entendimento de que vivemos de resultados. O resto é perfumaria.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
* Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2000 palestras realizadas no país e exterior.