Publicado em 14/06/2017 e atualizado em 14/06/2017 - geral - Da Redação
Formiga reajusta a tarifa de água e esgoto
A tarifa de água e esgoto de Formiga terá reajuste de 15%, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O órgão justificou o aumento devido aos altos custos de produção e distribuição de água e a manutenção da rede. Também será necessário fazer investimentos para que o serviço de distribuição de água possa atender satisfatoriamente todo o município. O Saae também avaliou que a tarifa está defasada em 52,08%, o que impede a realização de investimentos necessários para a manutenção do serviço. Outro fator que justifica o reajuste da tarifa é que, segundo o diretor da Pasta, José Pereira de Sousa, "atualmente, os valores arrecadados pela prestação do serviço de fornecimento de água não são suficientes para custear toda a operacionalização da autarquia" (Ascom)
Sistema Prisional conquista o Torneio
No último final de semana foram realizadas no complexo esportivo da Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB/Araçuaí as partidas finais do Torneio Integração Alferes Tiradentes de futebol, que teve início no dia 1o de Junho, como parte das comemorações do aniversário de 242 anos de criação da PMMG e teve a participação das seguintes equipes: 14a Cia PM Ind, PC/Fórum, Sistema Prisional e Banco do Brasil/Caixa Econômica Federal. A grande final foi decidida com um jogo bastante movimentado, com muitos lances importantes, onde os atletas se esforçaram em busca da vitória. Tendo como vencedora a equipe do Sistema Prisional, que derrotou a equipe da PC/fórum por 3 x 0. A outra partida, valendo o terceiro lugar, a 14a Cia PM Ind derrotou a equipe do Banco do Brasil/Caixa Econômica Federal por 2 x 1. (Diário do Mucuri - Teófilo Otoni)
Vereadores questionam corte de café da manhã
Os vereadores Paulo Tadeu (PT) e Ciça (PT) assinaram pedido de informações sobre a interrupção do fornecimento de café da manhã e outras refeições para servidores da Prefeitura de Poços de Caldas. Segundo eles, já se encontram incorporados aos benefícios dos servidores públicos municipais o café da manhã e o almoço para algumas categorias profissionais e entre os beneficiários se encontram, frequentemente, servidores de menor poder aquisitivo. Os vereadores disseram que a informação que receberam é de que estes benefícios foram sumariamente cortados por decisão unilateral do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), "sem qualquer diálogo ou negociação".. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)
Codevasf distribui mudas de árvores frutíferas
Mais de 1,5 mil mudas de plantas nativas do Cerrado, principalmente espécies frutíferas, foram distribuídas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no encerramento do 1º Seminário Ecológico de Conscientização em Defesa do Rio São Francisco, realizado no Centro de Convenções de Pirapora. A entrega foi feita pelo superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Aldimar Rodrigues Filho, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. No município, a Codevasf também realizou peixamento e apresentou suas ações na área ambiental no seminário e num estande institucional. (Jornal de Notícias - Montes Claros)
Falta de integração prejudica socorros
Completando uma semana de funcionamento nesta terça-feira, 13, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Divinópolis vem enfrentando problemas de comunicação com os bombeiros. A sala para operar os atendimentos na Central de Regulação do Samu ainda não está pronta e o suporte prestado pelas duas instituições não está ocorrendo de forma conjunta. Tal fato prejudica a ação dos dois serviços na cidade. O responsável pelo setor de comunicação do 10º Batalhão dos Bombeiros, tenente Boaventura, confirmou que o serviço ainda não funciona de forma conjunta porque falta um equipamento de telefonia para estabelecer a comunicação com todos os pelotões da região Centro-Oeste. (Portal Agora - Divinópolis)
Banco de Alimentos tem saldo positivo
O saldo do Banco de Alimentos de Ipatinga em arrecadação de frutas, verduras e legumes, foi positivo em maio. Revitalizado recentemente, o órgão recebeu nada menos que 8.380 quilos de alimentos, que foram distribuídos a 26 entidades assistenciais. Abrigos para crianças e adolescentes, asilos, creches, casas de recuperação, associações de catadores de materiais recicláveis, associações de apoio a pacientes com câncer e insuficiência renal, além de três unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), foram alguns dos beneficiados. Em média, cada uma das instituições foi contemplada com 300 kg/mês. Somadas as doações recebidas e repassadas, referentes aos meses de março e abril, já foram doadas mais de 15,5 toneladas ao Banco de Alimentos. (Diário do Aço - Ipatinga)
Vereador compara serviço a carro de boi
Uma crítica feita por um vereador na sessão da Câmara de São Sebastião do Paraíso a respeito da lentidão do atendimento do serviço público prestado no município gerou polêmica em toda a cidade. Durante seu pronunciamento, Lisandro Monteiro utilizou um ferrão para conduzir gado para afirmar que "vai cutucar" os servidores. Tudo começou quando os vereadores questionaram a suposta demora no atendimento de alguns setores da Prefeitura de Paraíso. Lisandro, então, comentou: "A gente vai falando, vai falando e agora não vou falar mais nada. Paraíso está igual carro de boi. Está lento. O boi, ele anda só quando você cutuca". Em seguida, ele pegou ferrão e, comparando o serviço a um carro de boi, declarou: "Agora está aqui. Vou mostrar para esse povo que eu vou cutucar. Olha o que estão precisando é disso, cutucar o ferrão", disse. (Folha da Manhã - Passos)
De Portugal e dos Imigrantes
Stefan Salej
Na semana passada, foi comemorado o Dia de Portugal no mundo inteiro e, em especial, no Brasil, onde as comemorações no Rio e São Paulo foram prestigiadas pelo Presidente e Primeiro Ministro, além de numerosa comitiva daquele país. Em Belo Horizonte, mais de 20 mil pessoas participaram da festa cultural e culinária. E assim foi pelo Brasil afora, uma homenagem não aos descobridores e colonizadores do Brasil, mas aos imigrantes portugueses que vieram ajudar construir este país chamado Brasil. E Portugal que no século passado ainda foi uma potência colonial (não nos esquecemos de Goa na Índia, Macau na Chinas e das "províncias ultra marinas" na África, como Moçambique, Angola, Cabo Verde e São Tome Príncipe) e um regime ditatorial aliado ao fascismo europeu, conseguiu com Revolução dos Cravos fazer umas transição para a social-democracia cujo caminho passou até pelo sequestros de navios (Santa Maria) e a tomada do poder pelo Partido Comunista Europeu. A inserção de Portugal na Europa do século 21 não foi fácil e nem rápida e ainda continua na sua luta para ser um país mais justo e desenvolvido.
Mas, isso não impede os portugueses, nas melhores tradições de seus navegadores, continuamente procurarem exercer seu papel na política internacional. Por iniciativa do então Ministro da Cultura do Brasil, ilustre Jose Aparecido de Oliveira, foi criada a associação dos países de língua portuguesa, uma organização que hoje atua também fortemente na área política e, em especial, econômica. Os portugueses, com crise ou não, continuam investindo no Brasil com uma ousadia incrível e ao mesmo tempo hoje em dia oferecem facilidades para os brasileiros se instalarem lá, inclusive com cidadania portuguesa, sonho de muitos deles. Os episódios da guerra de dentistas, quando houve um boicote aos profissionais brasileiros, de uma forma injusta, são passado e hoje a cooperação está em outro nível, inclusive com a cereja no bolo das relações entre os dois países, a inauguração da escola portuguesa em São Paulo juntando-se às escolas americanas, britânicas, italianas, alemães, francesas e outras.
O Brasil que nestes dias, de forma pouco percebida, editou a nova lei de migração, é um país de imigrantes. As pessoas que vêm são brasileiros que não esquecem seus raízes e cultivam as culturas de origem. Mas, também somos um país que lamentavelmente está perdendo talentos, cérebros e jovens trabalhadores e empreendedores o para exterior. A volatilidade econômica e política, a falta de emprego e de oportunidades estão levando de forma preocupante os jovens para exterior. Hoje tem mais gente saindo do Brasil, gente de talento, do que gente chegando ao Brasil. E esta reflexão não deixa de existir nas hora da festa e da alegria portuguesa.
STEFAN SALEJ, consultor empresarial, foi presidente do Sebrae MG e da Federação das Indústrias de Minas Gerais