Publicado em 09/05/2017 - geral - Da Redação
População pede manutenção da Orquestra
Com 25 anos de atuação, a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas (OSCP) vive um dos momentos mais complicados de sua história. Sem receber recursos públicos desde dezembro passado, por conta de impasses no patrocínio junto ao Grupo DME e também sem que o contrato fosse renovado a partir desta gestão municipal, os 82 músicos estão há mais de cinco meses sem receber e o panorama que se descortina aponta para a o fim das atividades da OSPC. Como a Prefeitura não fez qualquer tipo de sinalização para voltar a subsidiar as atividades, simpatizantes da OSPC lançaram dois abaixo-assinados para tentar sensibilizar o poder público. Um deles é virtual e pode ser assina- do pela internet, através do link reduzido http://migre.me/wyOt5. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)
Sindicato critica número de cargos
O preenchimento de cargos comissionados na Prefeitura de Divinópolis vem incomodando muito a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram), especialmente depois que o prefeito Galileu não concedeu as correções salariais ajustadas pelo executivo anterior, antes de declarar estado de calamidade financeira municipal. Segundo o boletim sindical, divulgado esta semana, a manutenção de 213 cargos em comissão está na contramão da crise decretada. Os sindicalistas prometem entregar ao Ministério Público, em breve, um relatório em que apresentará os nomes dos comissionados e seu parentesco com os agentes políticos municipais. (Portal Agora - Divinópolis)
"Polivalente" abre inscrições para cursos técnicos
Estão abertas as inscrições para quatro cursos técnicos profissionalizantes na Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho, "Polivalente", em Leopoldina. Segundo a direção, há previsão de oferta dos cursos: Técnico em Administração, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnicas em Logística e Técnicas em Recursos Humanos com 80 vagas para cada curso. As inscrições permanecerão abertas na secretaria da escola até a próxima sexta-feira, 12 de maio, de 08:00 às 21:00 e o público alvo são os estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino e também jovens e adultos que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino. (Leopoldinense)
Procon Uberaba autua agência bancária
A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Uberaba divulgou, na sexta-feira, 5, um balanço das ações de fiscalização do órgão junto às agências bancárias da cidade. Todos os cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander) tiveram ao menos uma agência autuada pelo órgão de defesa do consumidor, nos últimos 90 dias. Do total de 38 agências e postos bancários instalados em Uberaba, 19 foram autuadas. As infrações mais comuns são o tempo excessivo de espera nas filas e a falta de informações obrigatórias ao consumidor. (Jornal de Uberaba)
Câmara prepara a votação da LDO
Atendendo ao processo legal para a formatação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vai direcionar o orçamento do município para o próximo ano, a Câmara Municipal realizou Audiência Pública nesta semana. A sessão foi presidida pelo presidente da Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária e de Tomada de Contas, Milton Martins (PSC). A apresentação por parte do Executivo ficou por conta da consultora de planejamento e orçamento, Rita de Cássia Pires, que afirmou que "a LDO vai estabelecer como que o orçamento será elaborado e executado". Servidores do Executivo lotaram o Plenário para acompanhar os trabalhos. (Sete Dias - Sete Lagoas)
Paraíso terá 30ª Corrida de São João em julho
Depois da Corrida do Trabalhador, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Esporte, inicia os preparativos para mais uma competição de atletismo na cidade. A 30ª edição da Corrida de São João está agendada para o dia 16 de julho e terá percursos de 5 e 10 quilômetros. O evento promete premiação em dinheiro nas categorias masculino e feminino. As inscrições estão abertas, vão até 11 de julho e podem ser realizadas no site da empresa Sistime Soluções Esportivas com endereço eletrônico www.sistime.com.br/eventos. (Jornal do Sudoeste - São Sebastião do Paraíso)
Prefeitura implanta novo método de ensino
A Prefeitura de Muriaé está adotando um novo método de ensino para melhorar a qualidade da educação para as crianças de quatro anos, que frequentam o pré-escolar da rede municipal. O Sistema Etapa Público é um material didático que trata as disciplinas de forma interativa, ou seja, uma matéria trabalha os mesmos conteúdos que a outra, cada uma dentro de um contexto específico, modernizando o ensino e dando mais dinamismo ao aprendizado. O novo método começa a funcionar neste bimestre e os livros serão distribuídos gratuitamente nas escolas, beneficiando mais de 1100 estudantes. (Gazeta de Muriaé)
Semana do MEI acontece até sexta-feira
Uberaba recebe até sexta-feira, 12, a Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI). Uma realização do Sebrae, com parceria da CDL Uberaba, Correios, Previdência Social, Procon Uberaba, Sala do Empreendedor, Senac, Sicoob e IEL/Fiemg Regional Vale do Rio Grande, a Semana do MEI tem como objetivo levar informações, conhecimento e reciclagem a todos que estão ou que pretendem ingressar no meio empresarial. Segundo os organizadores, as atividades e orientações são gratuitas, porém com vagas limitadas. (Jornal de Uberaba)
QUEM É VOCÊ? Ou melhor, QUEM SOMOS NÓS?
*Gilclér Regina
O fato é que muitos se enganam a respeito de si mesmos, construindo uma imagem diferente da real. Isso conduz a equívocos nas decisões que se tomam durante a existência.
Quando não praticamos aquilo em que acreditamos, traímos a nós mesmos, os nossos valores e quando traímos a nós mesmos, criamos um mundo imaginário, um "faz de conta" capaz de justificar e explicar essa deslealdade.
Acabamos por ver os outros com uma lente embaçada e não conseguimos confiar em quem vemos e no que vemos.
A nossa autoimagem é também uma miragem que não corresponde à realidade. Então não somos mais uma única pessoa, e sim duas. Aquela que somos capazes de ver, diferente daquela que os outros vêem.
Se não somos confiáveis, desconfiamos também dos outros. Se não somos leais, achamos que os outros também são desleais. Aumentamos os defeitos dos outros e criamos preconceitos ao mesmo tempo em que realçamos nossos méritos, afinal, o ego precisa de defesa.
O que isso tem a ver com o mundo dos negócios e do trabalho? Tudo. A ética começa a ser evidenciada nestes parâmetros. Por exemplo: você conta para a pessoa que está disposta a comprar o seu carro que existe um defeito na caixa de direção? Você mostra ao interessado na aquisição de seu apartamento que existe uma infiltração no teto do quarto da funcionária?
Por vezes isso mostra a miséria que mora em cada um de nós. Construir uma autoimagem falsa tem seus perigos porque com o tempo ela se transforma na nossa "verdade". Aliás, Goebbels, o grande marqueteiro do Hitler dizia que uma mentira se transformava na maior verdade do mundo.
E assim nos aprisionamos e vivemos reféns de uma falsa realidade que nós mesmos criamos.
Impressionante, mas corriqueiro, paradoxal. É justamente diante dessa falsa realidade que planejamos e vivemos a vida.
O fato é que cedo ou tarde teremos que enfrentar os nossos dragões. Cada um de nós tem na vida um monstrinho diferente, um medo a ser encarado. E as pessoas e as situações que nos deixam mal são meros disfarces desse medo, do dragão que vive em nós.
Enfrentar o dragão é reconhecer as armadilhas do ego. É retornar ao instante da queda e perdemos a liberdade quando aceitamos a "tática da foca". Fomos ludibriados pelos "peixes sedutores" e aí incluem-se os aplausos da sociedade. Esta está pouco preocupada com a nossa consciência, com o nosso interior, com a essência. Ela admira as aparências, os esforçados, os enfartados.
Amor, saúde, dinheiro, status, prestígio, reconhecimento etc... Você vive para contar aos outros e para si ou você simplesmente vive o aqui e agora?
Nós nos tornamos os personagens que criamos para nós mesmos ao invés de ser o que somos, de uma existência simples, natural e alegre. E com isso, simplesmente desperdiçamos a vida e nos afastamos de sermos ricos de verdade.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!