Publicado em 12/05/2017 e atualizado em 12/05/2017 - geral - Da Redação
COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Caminhões de mineradora preocupam moradores
Preocupação: esse é o sentimento da maior parte das pessoas em relação à possibilidade da empresa Empabra fazer o transporte de minério de ferro pela área urbana de Sabará. De acordo com a denúncia do vereador Roberto do Bar, a mineradora pretende usar as ruas da cidade para escoar sua produção, sendo que seriam mais de 400 caminhões traçados passando diariamente pelos bairros Castanheiras, Vila Marzagão, General Carneiro e pela a estrada Sabará/Belo Horizonte, MGC 262. Essa medida geraria economia para os cofres da empresa, uma vez que o minério seria transportado em vias asfaltadas e em um trajeto menor. Atualmente, a empresa a antiga estrada de terra que liga Sabará a Nova Lima. Devido à gravidade do problema, o vereador Roberto do Bar voltou a protestar na Câmara Municipal contra essa medida. (Folha de Sabará)
Teatro da Pedra abre temporada
Tem início dia 20 de maio a temporada anual de espetáculos, promovida pelo Teatro da Pedra, em São João del-Rei. Nesse primeiro semestre, o destaque da programação é a estreia de dois novos espetáculos do grupo. "Três ruas", que se apresenta no dia 20, às 18h, e continua em cartaz nos dias 26, 27 e 28 de maio a partir das 20h, e "Quase sem querer", que será exibido nos dias 2,3 e 4 de junho, na sede do grupo. Além dos espetáculos, a temporada contará com outras atrações como oficinas, debates, brechó e bistrô. A programação se estenderá até setembro com diversos artistas convidados. Os ingressos tem valor de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)e podem ser adquiridos na sede do grupo ou pelo telefone (32) 3373-3580. (Jornal Primeira Página - Barroso)
Novo Tempo terá linha de ônibus
A Prefeitura antecipou a necessidade dos moradores do residencial Novo Tempo, localizado em Viçosa. De acordo com Gledston Cardoso, chefe da Divisão de Transportes, os ônibus vão passar em quatro ruas do novo bairro. "O itinerário que ficou definido é o seguinte: a Rua Seis terá três pontos, Rua Nove um ponto perto da Creche, Rua Um (dois pontos) e na Rua Oito também dois pontos sendo que a saída será sentido ao bairro Cruzeiro do Sul", explica. Ele reforça que a Prefeitura se preocupou com essa questão do transporte coletivo urbano, porque muitas famílias já vão levar os móveis ou deixar alguém cuidando do imóvel ou ainda querem ir ao novo bairro verificar a situação das casas, uma vez que a ligação de água e de energia elétrica são de competência das respectivas empresas. (Correio do Sul - Varginha)
Araxá promove semana da Luta Antimanicomial
Em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Araxá promoverá a conscientização da comunidade sobre o tratamento domiciliar e nas instituições de saúde mental. Diversos eventos serão realizados entre os dias 15 e 19 de maio , onde o foco será o tratamento humanizado de pacientes com distúrbios mentais, apresentando do trabalho realizado em Araxá e debatendo as novas diretrizes de atuação. Durante toda a semana, também serão realizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) abordagens sobre depressão, transtornos de ansiedade, dentre outros. (Jornal Diário de Araxá)
Bandas podem se inscrever para concurso
Bandas mineiras de todo o Estado podem se inscrever para o "9º Concurso de Bandas Minas Music", evento que movimenta a cena da música independente mineira. As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo, no site oficial do concurso: www.concursodebandas.com.br. O projeto tem como objetivo incentivar a cultura musical em Minas Gerais. As bandas inscritas passarão por diversas etapas até chegarem no festival Minas Music, que contempla em dois dias de evento, a seletiva final e um show de encerramento com a banda Suricato. O festival acontece nos dias 24 e 25 de junho no estacionamento do Uberlândia Shopping. (Portal Agora - Divinópolis)
Mais de 3,5 mil alunos da região disputam em GV
Cerca de 3,5 mil alunos de Valadares e de outras 40 cidades da região estarão até este sábado participando dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Trata-se da etapa de onde sairão os representantes da microrregião da Secretaria Regional de Ensino (SER) para a fase regional dos Jemg. As partidas tiveram início nesta segunda-feira, 8, -- espalhadas por sete quadras, incluindo a Praça de Esportes -- e terminam no sábado, 13. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares)
Leopoldina realizará 81º Exposição Agropecuária
O mais tradicional evento de Leopoldina, a Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina (Expoleo) será realizado no período de 8 a 16 de julho. Para este ano, a Expoleo 2017 já tem confirmada na noite de abertura a presença de um dos grupos mais famosos do país, o "Cidade Negra", no dia 8 de julho, com renda destinada à APAE de Leopoldina. Durante os outros dias, a entrada no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis será franca, proporcionando o acesso do público a todas as atrações da festa, inclusive aos demais shows, que em breve serão divulgados na programação oficial. (Jornal O Vigilante Online - Leopoldina)
Alunos de natação participam de Festival
A atual gestão do Arcos Clube tem investido na diversidade de atrações esportivas e de entretenimento para sócios de todas as idades. A natação - que é considerada a atividade física mais completa, entre especialistas - é uma dessas opções. Além de incentivar a prática esportiva, que beneficia a saúde, o bem-estar e a autoestima dos adeptos, a nova diretoria, presidida pelo empresário Hailton Mori, também tem mobilizado os alunos a participarem de eventos, inclusive em outras cidades. (Portal Correio Centro Oeste - Arcos)
E o Brasil mudou
Michel Temer
A maior recompensa que um governante pode almejar é verificar que suas medidas beneficiam a maioria da população do Estado que administra. Esta semana tivemos a notícia de que as vendas do varejo voltaram a crescer. E isso se deu graças a uma combinação de fatores, sendo os principais a queda da inflação, a confiança de que o tempo do desemprego passou e a liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS.
Completando um ano de Governo, temos a satisfação de, ao cumprir a obrigação de prestar contas ao país, poder afirmar que estamos alcançando os objetivos traçados.
Meu governo recebeu um país dilacerado pela crise. Para combatê-la, em meu discurso de posse fiz questão de enfatizar a defesa da pacificação nacional e o papel central do diálogo. Chamei ao diálogo, à união. Reitero hoje este chamado.
A grave crise econômica que herdamos foi mais dramática ainda para os brasileiros mais carentes. E todo o nosso trabalho de recuperação do país tem como objetivo devolver a confiança, a esperança a todos. Para isso, partimos de dois pilares intocáveis: responsabilidade fiscal e responsabilidade social.
Instituímos o teto de gastos públicos, ou seja, não gastar mais do que se arrecada, ao tempo em que revalorizamos o benefício do Bolsa Família, que estava sem aumento há dois anos. Com o controle da dívida pública, a inflação começou a ceder, possibilitando ao Banco Central traçar uma trajetória firme da queda dos juros básicos da economia. Com a liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS, na verdade devolvendo ao trabalhador um dinheiro que é seu, estamos injetando na economia cerca de 40 bilhões de reais.
Todas essas medidas têm um foco: gerar empregos. É assim com as melhoras no programa Minha Casa Minha Vida. E, de igual maneira com o Cartão Reforma. É assim na recuperação de nossas estatais, como a Petrobrás, a Eletrobrás, o Banco do Brasil. Notadamente, com os investimentos que já estão entrando no país graças aos leilões do PPI - Programa de Parcerias de Investimentos.
Controlar os gastos, priorizar despesas, assegurar e reforçar áreas como saúde, educação, habitação popular, grandes obras de infraestrutura, como a conclusão da transposição das águas do São Francisco: tudo isso foi possível fazer ao longo deste nosso primeiro ano.
Tivemos avanços em todas as áreas. Esses avanços levaram à retomada da confiança no Brasil, em nossa capacidade de enfrentar o presente e estar prontos para o futuro, deixando para trás os temores e as ameaças de que tínhamos perdido o rumo.
Com a aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista vamos perenizar essas conquistas. Tivemos uma travessia árdua. Mas estamos chegando. Agora é trabalhar mais, na direção de um país mais solidário, mais unido, mais generoso.
MICHEL TEMER é Presidente da República.