Coluna Minas Gerais - Notícias Diárias

Publicado em 13/04/2017 - geral - Da Redação

Coluna Minas Gerais - Notícias Diárias

Servidores protestam contra proposta

            Vários servidores municipais foram à Câmara na reunião ordinária de terça-feira, 11, para protestar contra a proposta de reajuste salarial apresentada pelo prefeito de Divinópolis, Galileu Teixeira Machado (PMDB). De acordo com a diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Ivanete Ferreira, esta é a primeira ação dos funcionários da Prefeitura de Divinópolis contra a medida adotada por Galileu, de não pagar o gatilho salarial, como determina a Lei Nº 8.063/2015. Conforme Ivanete, entre as próximas ações que os servidores farão, está a adesão à paralisação nacional do dia 28 de abril. (Gazeta do Oeste - Divinópolis)

 

Unopar é a única credenciada pelo MEC

            A Unopar é a única instituição de ensino devidamente credenciada em Lagoa da Prata para oferecer cursos superiores de graduação, presenciais e à distância. A informação foi divulgada no site do Ministério da Educação (MEC) pelo endereço http://emec.mec.gov.br, no qual consta também o nome da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que está com suas atividades paralisadas na cidade. As instituições de ensino que não estão na lista do MEC, não podem atuar no município com a oferta local de cursos, não podem ter polo de apoio de educação à distância (EAD) e tampouco aplicar provas presenciais em Lagoa da Prata. (Jornal Cidade)

 

Prefeitura esclarece reivindicações do CCMI

            A Prefeitura de Muriaé está trabalhando para atender as reivindicações feitas pelos membros do Centro de Convivência da Maior Idade (CCMI). Desde o início do ano, todas as situações já vinham sendo observadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, a fim de serem resolvidas no menor prazo possível e melhorar a qualidade do serviço prestado aos idosos. A forma como as solicitações foram expostas, com manifestação pública da presidente do CCMI na Câmara, durante a reunião dos vereadores terça-feira da semana passada, surpreendeu a Secretária de Desenvolvimento Social, Giselle Braga. (Gazeta de Muriaé)

 

Audiência discute ações da Copasa em Nanuque

            Foi realizada terça-feira, 11, uma Audiência Pública nas dependências da Câmara Municipal de Nanuque, para discutir questões sobre o serviço prestado pela Copasa - empresa fornecedora dos serviços de tratamento de água e esgotos no município. Na audiência, que teve as dependências da Câmara tomada por populares, teve como pauta principal os inúmeros problemas relativos ao sistema de coleta de esgotos, não implantado pela companhia, desde a assinatura do contrato celebrado em 2004. Naquela oportunidade, o tratado passava para a Copasa a responsabilidade de tratar e distribuir a água consumida pela população, assim como o tratamento dos efluentes que deveriam passar por um processo de despoluição para que fosse devolvido à natureza. (Em Tempo)

 

Verba indenizatória é aprovada na Câmara

            Foi aprovada por unanimidade a proposta da Mesa Diretora para moralizar a aplicação da Verba Indenizatória utilizada para o custeio do mandato dos vereadores de Sete Lagoas. A presença da matéria em pauta atraiu um grande número de pessoas à reunião ordinária na tarde desta terça-feira, 11. Segundo justificativa da Câmara Municipal, enviada por meio de comunicado oficial, a economia mensal poderá chegar a R$ 6.000 para cada parlamentar. Agora, práticas comuns em várias legislaturas, como o aluguel de veículos de pessoas físicas e jurídicas e também a compra sem limites de combustíveis, serão reguladas por meio de processo licitatório. (Sete Dias - Sete Lagoas)

 

Prefeitura entrega Consultório Odontológico

            A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, nesta quarta-feira, 12, a reforma do consultório odontológico e a pintura do prédio da Unidade Básica de Saúde, José Pedro de Oliveira, aos moradores do distrito da Baixa, na zona rural. As melhorias foram feitas com recurso de emenda parlamentar do deputado Federal, Adelmo Carneiro Leão, no valor de 30 mil reais. O montante foi investido na compra de mobiliário completo e aparelhos odontológicos modernos como cadeira, refletor, cuspideira, dois mochos, um compressor, bomba a vácuo, aparelho de ultrassom, raio-x, selador, autoclave, amalgamador, entre outros. No local, são realizados em média 200 atendimentos por mês. Segundo o odontólogo, Roosevelt Carvalho Silva, que lida diariamente com os pacientes, o novo consultório oferece agora, estrutura para diversos tipos de atendimento, que vão desde a prevenção, diagnóstico e o tratamento curativo. (Jornal de Uberaba)

 

ACE-TO anuncia novos produtos e serviços

            A Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni - ACE-TO, realizou quarta-feira, 12, um Café Empresarial para apresentar novos produtos e serviços que vão contribuir para o crescimento e desenvolvimento das empresas associadas. O evento aconteceu na sede da Associação e contou com um público maciço dos empresários. Após a abertura do evento pelo presidente da ACE-TO, Ricardo Bastos Peres, a assessora jurídica da instituição, dra. Diviany Ledo Costa falou das demandas judiciais e quais são seus horários disponíveis para atender os associados. Em seguida, o administrador, consultor e professor Adriano Queiroz falou para todos a sua parceria com a Associação. (Diário do Mucuri)

 

Curso em Poços reúne 570 berçaristas

            Aproximadamente 570 berçaristas e 45 coordenadores da rede municipal de ensino de Poços de Caldas vão participar de um curso sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos. A primeira turma teve início na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A educadora responsável pelo curso é a própria secretária de Educação, Flávia Vivaldi. A capacitação é ofertada pelo Centro Municipal de Referência do Professor, com o objetivo de proporcionar momentos de estudo e reflexão às profissionais. O curso será dividido em cinco turmas, em encontros realizados no contra-turno de trabalho, também nos dias 19 e 25 de abril. (Jornal da Cidade)

ascom