Coluna Minas Gerais - Noticias diárias

Publicado em 02/01/2017 - geral - Da Redação

Coluna Minas Gerais - Noticias diárias

Ministério fecha 5 unidades em Minas

            O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União portaria, na sexta-feira, 30, extinguindo 26 das 84 Unidades Técnicas Regionais (Utras). Em Minas serão fechadas as unidades de Passos, Muriaé, Governador Valadares, Almenara e Paracatu. A decisão foi baseada em estudos técnicos que levaram em consideração o valor bruto de produção agropecuária, o número de estabelecimentos registrados e fiscalizados e demandas de atividades em cada unidade. O fechamento das 26 unidades representa economia de cerca de R$ 1,1 milhão por ano, gastos atualmente apenas com a manutenção do patrimônio e do material de expediente. Os cerca de 100 servidores serão realocados em outras unidades do Ministério da Agricultura nos estados, onde há maior necessidade da mão de obra, formada principalmente por auditores. 

Prefeito não paga por  "maquinação do mal"

            Os cerca de 3 mil servidores da Prefeitura de Pouso Alegre não receberam seus salários de dezembro. O prefeito Agnaldo Perugini (PT) divulgou um vídeo no meio da tarde dizendo que os funcionários ficarão sem o dinheiro devido a uma "maquinação do mal". Ele relata que, inicialmente, duas funcionárias que seriam as únicas com acesso às senhas bancárias da prefeitura "sumiram". "Elas não deixaram nenhum contato para que nós pudéssemos ter a senha para fazer o pagamento", disse o prefeito. Um boletim de ocorrência foi registrado contra as servidoras na sexta-feira.

 Serra do Mel tombada em Montes Claros

            O prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros (PMDB), assinou o decreto de tombamento da Serra dos Montes Claros, conhecida como Serra do Mel ou Serra da Sapucaia. A assinatura do documento foi celebrada pelos ambientalistas do Norte de Minas, que veem na preservação do local grande importância para a manutenção da biodiversidade regional. Com o decreto, todas as construções e ações que criam impacto ambiental e social na região serão barrados. Porém, as comunidades já instaladas não serão desalojadas. 

Escola encerra 2016 com 14 mil formados

            A Escola Móvel Sesi/Senai formou mais de 14 mil trabalhadores em 2016. As tendas do Programa passaram por todas as regiões do estado, preparando os alunos para o mercado de trabalho e valorizando profissões básicas e ofícios. Criado em 2011 pelo presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior, a ação já atendeu cerca de 46,6 mil pessoas e percorreu mais de 300 municípios de Minas Gerais. Em cada cidade, são abertas vagas para 40 alunos por curso, divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra na parte da tarde, de 20 estudantes cada.

 Engenheiros ajudam carentes de Juiz de Fora

            Com o objetivo de alinhar Engenharia e responsabilidade social foi criado há 13 meses, por alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o núcleo juiz-forano da organização não-governamental Engenheiros Sem Fronteiras. Consolidada em novembro de 2015, a ONG conta com 20 alunos das engenharias de Produção, Civil, Mecânica, Elétrica e Ambiental. Eles atuam em projetos de engenharia e ações sociais voltadas para a comunidade, sejam entidades filantrópicas ou pessoas e famílias carentes.

 Serviços seguram empregos em Uberlândia

            Os setores de serviços e agropecuária foram os responsáveis para que o saldo de geração de empregos em Uberlândia em 2016, até novembro, não fosse pior. Segundo o Caged, nos 11 primeiros meses deste ano, a cidade teve saldo negativo de 724 postos de trabalho. A área de serviços teve 844 oportunidades geradas a mais do que o número de funcionários demitidos. Da mesma forma, a agropecuária ocupou 135 vagas além das que dispensou. Já os setores de comércio e indústria foram os que tiveram os piores desempenhos. 

Teatro foi reinaugurado em Poços de Caldas

            A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) entregou, na sexta-feira, 30, o Cine Teatro do Palace Casino, que passava por obras de reconstrução desde o final de 2013. O secretário de estado, Odair Cunha, o presidente da Companhia, Marco Antônio Castello Branco, e o prefeito Eloísio Lourenço, participaram da solenidade de reinauguração do local, que contou com apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, de Poços de Caldas. A Codemig foi a responsável pela reforma no local e gastou cerca de R$12,5 milhões para reconstruir as características originais do Cine Teatro, inaugurado em 1931 e desativado na mesma década.

 Transporte intermunicipal sobe em Minas

            Com índice médio de 9,71%, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) autorizou, por meio de Resolução publicada no Minas Gerais do dia 29 de dezembro, o reajuste anual do valor das passagens do transporte intermunicipal, exceto as linhas que circulam na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os novos valores das passagens, que não incluem pedágios ou taxas de embarque, entram em vigor a partir da zero hora do dia 2 de janeiro de 2017.

 ascom