Publicado em 07/08/2019 - geral - Da Redação
Data marca a retomada do comércio, após as férias de julho
Após duas datas comemorativas importantes para o comércio – Dia das Mães e Dia dos Namorados – a aposta fica agora por conta do Dia dos Pais. A data comemorada no próximo domingo (11/8) promete aquecer as vendas.
Acreditando
no amor dos filhos e no desejo de agradar aos pais, empreendedores de Montes
Claros já traçam estratégias e ficam na expectativa de boas vendas para a data.
É o caso de Ayer Patrício, proprietário da loja Alfaia Homem, especializada em
roupas e acessórios masculinos. “Acredito que estamos em uma fase de retomada
da economia, e o Dia dos Pais é uma data importantíssima para elevar nossas
vendas. Temos um mix de produtos para agradar a todos os perfis de
cliente, desde aquele que quer gastar menos até quem está disposto a pagar um
preço maior para agradar o paizão. O importante é fazer com que o cliente entre
na loja e saia com a compra efetuada”, ressalta.
Outra
questão lembrada pelo empreendedor é o fato de que, nesta data, o público que
vai fazer a compra é bem diversificado e, por isso, é preciso estar atento ao
gosto de todos. “Na maioria das vezes a mãe vem comprar para que o filho
presentei o pai e acaba levando presente para o próprio genitor. Tem ainda o
filho adulto, que além de presentear o pai, compra para seu uso também. O
importante é estar preparado para atender a todo esse público”, enfatiza.
Dicas
para agradar a clientela
Fidelizar
cliente não é tarefa fácil. É preciso estar preparado para enfrentar a
concorrência com preço, qualidade e diversificação. Para não errar e faturar
com a data, o consultor de marketing do Sebrae Minas Gilmar Chagas dá algumas
dicas para lojas físicas e também vendas virtuais. “Depois das férias de julho,
este é um momento para o comércio recuperar suas vendas, então, é fundamental
tomar algumas medidas”, orienta o consultor.
Dicas para lojas físicas
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Vitrine
– é o ponto
nobre, deve estar convidativa e com modelos atualizados ao estilo do público
que frequenta (esportivo, casual ou executivo).
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Interior da loja -
Preparar produtos que chamem a atenção e despertem o desejo, como relógios,
pulseiras, sapatos, camisas, perfumes, livros, cervejas artesanais, vinhos, kit
churrasco.
·
Equipe preparada - Treine
as pessoas pelo menos uma semana antes da data, com cursos de vendas e
atendimento ou vídeos curtos sobre o tema que estão nos canais online.
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Postagens nas redes sociais
– Prepare pelo menos quinze dias antes um plano para as mídias digitais (posts,
vídeos, frases, fotos de produtos, mensagens impactantes) que gerem afinidade e
relevância ao público masculino.
Para lojas virtuais
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Prepare
o estoque - Negocie
antes com fornecedores e tenha produtos que não podem faltar para entregar
nessa data.
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Logística
- Fique atento para ter entregas rápidas e certeiras, pois não é bom um pai
receber o presente na segunda-feira.
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Embalagem
- Capriche, faça a sua propaganda de forma que se posicione e divulgue a marca.
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Cartão de presente
- Faça parceria com algum artesão/design da sua cidade e prepare algo único,
que marque e chame a atenção pelo bom gosto e coloque junto com o presente na
embalagem;
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Processos internos -
busque um alinhamento com os setores da empresa, como financeiro, pessoas,
estoque e atendimento ao cliente.
·
Informações corretas em todos
os canais: Preço, uso do produto, retorno ao cliente e
atendimento a reclamações e direito do consumidor são fundamentais.
Assessoria de Imprensa
do Sebrae Minas