Publicado em 05/08/2019 - geral - Da Redação
Duas
toneladas de queijo foram vendidas durante o evento
A
terceira edição do Festival do Queijo Minas Artesanal promovido pelo Sistema
FAEMG e Sebrae Minas, em 27 e 28 de julho, na Serraria Souza Pinto, superou as
expectativas. Durante os dois dias, foram vendidos 2.300 queijos, ou cerca de
duas toneladas. O festival movimentou R$ 1 milhão em negócios. E os 50
expositores comemoraram as vendas de queijos e de outros produtos mineiros:
azeites, cafés, cachaças, vinhos, cervejas, geleias, pimentas, doces, temperos
e artesanatos.
“Hoje,
há uma demanda crescente dos consumidores por produtos artesanais. O momento é
favorável ao setor”, diz o superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues
Neto. “Por causa dos contatos realizados no festival, terei que aumentar a
produção em mil quilos por mês”, afirma Alexandre Honorato, de Araxá.
“Os queijos acabaram no primeiro dia. Um grupo de produtores teve que
ir de madrugada à Canastra buscar mais para atender a demanda do domingo”,
conta a gerente técnica da Associação dos Produtores
de Queijo Canastra (Aprocan), Valéria Rodrigues. Segundo ela, as
vendas triplicaram, na comparação com o festival de 2018.
Nove
mil pessoas passaram pela Serraria, público 13% maior que o estimado pela
organização do festival. Os cardápios elaborados pelos sete chefs convidados
para representar cada uma das regiões demarcadas do estado – Araxá, Campo das
Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo – agradaram o
paladar dos visitantes: foram vendidos 5,5 mil pratos nos dois dias.
Aproximadamente
200 pessoas participaram dos workshops promovidos durante o evento. Foram 12
horas de programação. Já o Seminário dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, em
25 e 26 de julho, reuniu 180 participantes ligados à atividade queijeira.
Números da 3ª edição do Festival do Queijo Minas Artesanal: https://youtu.be/GuHLY4eSr_g
ASCOM