Publicado em 22/08/2018 - geral - Da Redação
Em julho, composição histórica transportou mais de 21 mil pessoas
As férias escolares impulsionaram um recorde na Maria Fumaça, que liga São João Del Rei e Tiradentes. Durante o mês passado mais de 21 mil pessoas fizeram o passeio. O período é o mais movimentado do ano e o sábado foi o dia favorito dos turistas.
O calendário de passeios é programado com base nas variações entre os meses. Em julho, por exemplo, foram mais de 100 viagens entre as duas cidades. “Temos um planejamento para cada época do ano. A proposta é atender da melhor maneira o usuário, ofertando opções de horários. Os períodos de férias escolares, janeiro e julho, registram o maior movimento, assim como finais de semana conjugados com feriados”, explica Marcelino Carvalho, supervisor do Trem Turístico.
Em agosto, a previsão é ver mais pessoas subindo e descendo os degraus dos trens durante o 21º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que homenageia o tricentenário da cidade e sua gastronomia original está chegando.
O turista já conta com uma “mãozinha” para garantir presença de forma antecipada. Os ingressos estão disponíveis para compra via internet. Basta acessar o http://www.vli-logistica.com.br/sustentabilidade/trem-turistico/, indicar origem, destino e datas. O interessado será direcionado ao site parceiro para efetuar a compra com cartão de crédito ou débito.
A Maria Fumaça que faz o trajeto entre as cidades do Campo das Vertentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. No passeio de 12 quilômetros, a composição, com capacidade para transportar até 280 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Cada percurso dura cerca de 50 minutos.
Acessibilidade
A Maria Fumaça conta com um vagão
modificado para facilitar o acesso de cadeirantes. A entrada e uma rampa nas
estações têm melhorado não só a locomoção de pessoas com deficiência como
também o acesso dos idosos.
História
A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.
A estação de São João Del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.
Um dos principais atrativos da região,
a locomotiva a vapor roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos.
Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) é responsável pela manutenção e
operação das estações de São João Del-Rei e Tiradentes.
Museu Ferroviário de São João Del Rei
Aberto
De quinta a sábado
9h às 16h
Domingo
9h às 13h
Quadro de horários durante o festival
– (confira toda a agenda de agosto clicando aqui)
Sexta-feira (24) uma saída de cada
estação
São João Del-Rei: 10h
Tiradentes: 11h30
Sábado (25) três saídas de cada
estação
São João Del-Rei: 10h, 13h30 e 15h30
Tiradentes: 11h, 14h30 e 16h30
Domingo (26) uma saída de cada estação
São João Del-Rei: 10h
Tiradentes: 11h30
Sexta-feira (31) uma saída de cada
estação
São João Del-Rei: 10h
Tiradentes: 11h30
Sábado (01) três saídas de cada
estação
São João Del-Rei: 10h, 13h30 e 15h30
Tiradentes: 11h, 14h30 e 16h30
Domingo (02) uma saída de cada estação
São João Del-Rei: 10h
Tiradentes: 11h30
As tarifas do passeio custam R$ 60 somente ida e R$ 70 para ida e volta. A compra pela internet conta com taxa de serviço. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada. Mais informações sobre a Maria Fumaça em São João Del-Rei/Tiradentes: Tel. (32) 3371- 8485 / http://www.vli-logistica.com/pt-br/trem-turistico
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.