PROERD - Formação cidadã de crianças e adolescentes

Publicado em 16/12/2018 - geral - Da Redação

PROERD - Formação cidadã de crianças e adolescentes

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Tem como visão construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. 


EM MUZAMBINHO

Na última semana, o programa formou centenas de crianças de diversas escolas. Coordenador do PROERD no município, o Cabo PM André Luiz Sandy (foto) explicou que o programa foi criado nos Estados Unidos em 1983 por um grupo de policiais e uma pedagoga devido a vários casos de uso abusivo de drogas envolvendo familiares. Atualmente, o programa está presente em 58 países em todo o mundo.

O PROERD chegou ao estado de Minas Gerais no ano de 2002. Em Muzambinho, inicialmente o programa era coordenador pelo então Cabo Rogério (hoje Sargento Rogério). O programa tem quatro linguagens, sendo que Cabo Luiz é habilitado em três delas: educação infantil, 5º ano (alunos de 10 anos) e 7º ano (alunos de 12 anos). Também existe o PROERD para Pais, mas que não há habilitação em Muzambinho.

Cabo Luiz coordena o PROERD em Muzambinho desde 2014, atendendo também as cidades de Monte Belo e Juruaia. Somente no primeiro ano, trabalhou com 32 turmas, atingindo 1.500 alunos. Considerando os últimos quatro anos, acredita que já atendeu mais de 4.000 alunos. Neste ano, por exemplo, atendeu 247 alunos do 7º ano, 297 alunos do 5º ano e 100 alunos da educação infantil II. A partir do último ano, o programa passou a promover a interação entre os alunos e pais. Ou seja, o aluno repassa aos pais o conhecimento adquirido em sala de aula.

O programa envolve alunos das escolas municipais e estaduais, contando com o apoio da prefeitura. O planejamento define dias e horários das aulas, bem como a quantidade de alunos atendidos. São 12 aulas ministradas (1 hora por semana), culminando com a premiação das melhores redações. A última aula é reservada para o treinamento com os Hinos Nacional e de Muzambinho, bem como do PROERD. Neste ano, quase 1.000 alunos já concluíram o curso.

Quanto ao envolvimento dos pais, Cabo Luiz considerou fundamental. Em Muzambinho, entende que os pais estão engajados, gerando um resultado muito positivo.