Novas polêmicas na Câmara de Juruaia envolvem a educação

Publicado em 17/04/2009 - legislativo -

Durante a reunião da Câmara de Juruaia ocorrida no dia 13 de abril foram debatidos temas de grande importância. Vale destacar questões como educação, assistência social, estradas rurais e uma grande conquista para os moradores do bairro Mata do Sino. Confira os principais momentos e medidas tomadas diante das polêmicas surgidas.

VEREADOR DESABAFA DEPOIS DE 4 ANOS – O vereador Dorival Antônio da Silveira (“Dorival da Ambulância” – PSDB) agradeceu o prefeito por ter atendido ao pedido do colega vereador José Vanildo Martins (“Nego do Zote” – PMDB).  O vereador havia relatado na reunião anterior que um motorista estava afastado do trabalho, fato que estava lhe causando constrangimento, visto que estava recebendo sem trabalhar. Dorival lembrou que vários motoristas também ficaram parados no governo anterior. Como motorista, o vereador contou que também ficou parado na garagem por longos 4 meses, para depois ser remanejado para o caminhão de lixo.
- O vereador Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” – PMDB) lembrou que assumiu uma secretaria no segundo ano do mandato anterior. Porém, esclarece que no início do governo não havia praticamente nenhum veículo da prefeitura em condições de funcionamento. Eram apenas um ou dois caminhões. Agora, são cinco ou seis veículos trafegando.

COBRANÇAS À ASSISTÊNCIA SOCIAL – O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo setor. Mas, diante dos questionamentos feitos por pessoas que o procuram, entende que os responsáveis pela área não estão fazendo um “jogo limpo”. Isto porque estão alegando falta de orçamento para atender as pessoas. O vereador manifestou que, se o fato realmente está acontecendo, é um grande desrespeito para com os cidadãos. Manifestou que as pessoas que atuam no setor devem trabalhar de forma transparente. No final, alegou que dotação orçamentária pode ser criada a qualquer momento.
- O vereador Agnaldo Marques de Rezende (“Pachola” – PSC) relatou situação difícil de moradora. A mesma recebia cesta básica, sendo ainda atendida com o pagamento das contas de água e luz. Porém, este benefício não está sendo concedido no atual governo. O vereador pediu providência devido à dificuldade financeira da moradora.
- O presidente Rodrigo Luis Dias da Silva (PP) fez a leitura de ofício encaminhado pela Sra. Luíza Ap. dos Santos Castro (Chefe da Divisão de Ação Social), contendo o relatório de ações no mês de março.

DIRETORA DE ESCOLA AMEAÇA COM POLÍCIA – Toniel também relatou ter recebido informações de atitude inadequada de diretora de uma escola do município. Quando uma criança comete algum ato de indisciplina, a diretora “insinua que o marido é policial e que vai chamar o policial na escola”. Os pais já teriam procurado o Conselho Tutelar para relatar o fato. O vereador, sem fazer acusação ou denúncia, considerou o fato grave, cobrando esclarecimentos a respeito. “Se isto realmente está acontecendo, é uma falta de competência sem tamanho”, criticou.
- No final da reunião, o presidente Rodrigo sugeriu a instalação da Ouvidoria da Câmara para receber oficialmente denúncias, podendo assim atuar na apuração dos fatos. A reunião foi interrompida para a escolha dos membros, sendo definidos os vereadores Edson Ponte Preta como Ouvidor e Nego do Zote como Ouvidor Substituto. Assim, o caso envolvendo a diretora de escola agora poderá ser apurado oficialmente.

RECONSTRUÇÃO DE PONTE – Através de indicação, o vereador Nego do Zote solicitou que o Executivo se empenhe para fazer uma ponte na estrada do bairro Cachoeira, ligando ao bairro Mata do Sino. Segundo ele, a estrada está em péssimas condições, sendo muito utilizada na colheita do café. A ponte existia, mas caiu há cerca de 3 meses e nada foi feito até o momento. Os moradores estão ajudando da maneira possível, inclusive carregando pedras em tratores. Este pedido já foi feito diversas vezes por moradores do bairro, que ficaram impedidos até mesmo de participar da Semana Santa no bairro Mata do Sino.

VEREADOR COMENTA SOBRE INDICAÇÕES – O vereador Carlos de Castro (“Carlinho da Babilônia” – PSDB) manifestou toda sua satisfação pelo fato do Executivo estar atendendo aos seus pedidos. Com isso, não está observando fato positivo nas discussões durante as reuniões. Usou o ditado popular: “Temos que ir direto ao pé da goiabeira”. Ou seja, pedir diretamente ao prefeito, secretários e fiscais. Elogiou as indicações feitas pelos colegas, mas entende que nada resolve as cobranças ao Executivo sobre questões do governo anterior. Além disso, o atual mandato está apenas no início. Portanto, entende que é muita coisa para ser cobrada em pouco tempo.
- Nego do Zote rebateu dizendo que, com relação à ponte, fez a indicação porque os moradores já estão cansados de pedir providências e nada foi feito até o momento.
– O vereador Lázaro Cirilo Coelho (“Lazinho Coelho” – PSDB) elogiou a manifestação do colega Carlinho da Babilônia. Argumentou que as necessidades são verídicas e devem ser executadas pela prefeitura. Mas também defendeu o uso do bom senso e maior paciência nas cobranças. Revelou que, na medida do possível, o prefeito tem atendido suas indicações.

ACOSTAMENTO EM RODOVIA – O vereador Nilson Pedro Garcia (“Nilsinho” – PR) elogiou o prefeito e fiscais pela força de vontade e empenho para socorrer as necessidades mais urgentes da população. Em seguida, através de requerimento, solicitou o envio de ofício ao Sr. José Geraldo Torres Simonini, do D.E.R. de Poços de Caldas. O vereador pediu que o órgão estudasse a viabilidade de construção de um acostamento na MGT 446, que liga Muzambinho a Nova Resende passando pelo município de Juruaia, precisamente na entrada para os bairros Grama, Macacos e Palestina. Isto porque existe uma curva muito próxima à entrada, tornando arriscado o acesso aos bairros.

CONQUISTA PARA A MATA DO SINO – O presidente Rodrigo parabenizou o prefeito Álvaro Mariano Júnior e vereador Edson Ponte Preta pela grande conquista viabilizada em Belo Horizonte em favor do bairro Mata do Sino. As lideranças foram recebidas em audiência pelo Secretário de Estado Manoel Costa. Na ocasião, foi viabilizada a entrega definitiva do título de propriedade aos moradores da Mata do Sino. Uma equipe do governo irá georeferenciar o bairro e entregar a titularidade dos terrenos para os moradores das casas. Isto porque hoje os moradores têm a posse, mas ainda não tem a titularidades. Uma medida importante para que os moradores possam conseguir financiamentos para construção, reforma ou ampliação de casas, além de outros benefícios.