Conexão Global

Publicado em 17/04/2009 e atualizado em 26/06/2009 - marco-regis-de-almeida-lima -

832_06

Entre 1993 e 1994 , tivemos a honra de escrever uma coluna semanal em “A Folha Regional”que se intitulava Antena Ligada, quando este semanário já se firmava como um grande veículo de comunicação da região. Precisamente, começamos  na edição nº. 147 com o tema  Muzambinho e a CPI da Corrupção. Naquele artigo chamamos a atenção dos leitores para os fatos que levaram à queda do Presidente Collor, um ano antes, citando três acontecimentos que envolveram a mim e outros ex-prefeitos da região, sobre assédio por  parte de lobistas do orçamento da União, no escabroso período de governo do presidente cassado. 
Destacamos um parágrafo do referido artigo: “... este articulista vai antecipar que o nome de Muzambinho e de seu prefeito na gestão 1989/92, Marco Regis de Almeida  Lima, seguramente não aparecerá (na CPI da Corrupção federal) dentre as cidades que se beneficiariam de verbas obtidas por meios ilícitos...e não aprecerá porque a administração anterior (1989/92) do município de Muzambinho tinha plena consciência do Bem e do Mal”. Passados mais de quinze anos, podemos garantir e nos orgulhar de que nunca apareceu mesmo.   
Fomos privilegiados no convívio com     Vagner Alves, seu irmão Valnei e de expressivos  colaboradores da época como o jornalista caboverdense, João Nicolau Torres, que foi o autor da biografia do nosso saudoso conterrâneo, Joãozinho Dureza; do querido artista e chargista muzambinhense, Paulo Dipe; do então líder cooperativista Carlos Melles; além de Vonzico e Estevão Tézo Bortoloti, estes dois últimos ainda incansáveis colaboradores nos dias de hoje.   
Tantos temas diferentes abordamos, alguns deles verdadeiras bandeiras que empunho desde adolescente. Outros, sintonizados com a época, onde fizemos a exaltação do nosso também conterrâneo Milton Neves, que se tornara fenômeno da comunicação esportiva em São Paulo e acabara de ganhar espaço nacional pela Rede Manchete de TV ; a criação da subseção local da OAB ; a restauração do antigo prédio da Cadeia e Fórum pelo Prefeito José Ubaldo de Almeida ; a trágica morte do automobilista Ayrton Sena ; as eleições de l994 na COOMAM, que foi acirrada e fosse outro o seu resultado talvez não tivesse chegado à falência. Entretanto, naqueles em que desfraldamos bandeiras pessoais, o fizemos com convicção como nos comentários de entrevista do Papa João Paulo II, de repercussão internacional. onde Sua Santidade, que ajudou a derrubar o comunismo na União Soviética, admitiu “sementes  de  verdade” no Socialismo . Ele comentou que este muito tinha a ver com a doutrina social da Igreja desde o Papa Leão XIII e, em resumo, “que o Capitalismo é individualista e o Comunismo preocupa-se com o coletivismo”. Outra pregação nossa, que colocamos em prática na administração pública foi o controle da natalidade, eufemisticamente tratado de planejamento familiar. Em assunto alusivo a isso, com preocupações ambientais, escrevemos: “...toda luta ecológica será infrutífera e vazia se deixar de passar pelo controle da natalidade”.
Assim sendo, a convite do eminente Editor deste semanário, Prof. Vagner Alves, voltamos, e repetimos, é honroso escrever a nova coluna para este consagrado jornal, mormente no momento que completa seu décimo nono aniversário. Não mais com o título de Antena Ligada, porque tempos depois que com ela paramos para fazer campanha para deputado estadual e, a seguir, com a minha posse na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em l995, surpreendemo-nos com esse título no Jornal dos Lagos, de Alfenas, com a assinatura de outro articulista, mas certamente criado depois do original de “A Folha Regional”. CONEXÃO GLOBAL não deixa de ser uma variação de ANTENA LIGADA, pois os tempos, a comunicação e as tecnologias avançam de maneira célere e, assim, queremos que o leitor perceba, cada vez mais, que estamos antenados no processo da globalização onde também Muzambinho está inserido.
* Marco Regis de Almeida Lima, médico, ex-prefeito de Muzambinho (1989/92 e 2005/2008) e ex-deputado estadual de MG (1995/98 e 1998/2002)