Publicado em 17/04/2017 - paulo-botelho - Da Redação
Antonio Carlos Ribeiro de Andrada (1870-1946) foi Prefeito de Belo Horizonte, Governador do Estado de Minas Gerais e Ministro da Fazenda. Ele era bisneto de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.
Em 1918, quando deixou o Ministério da Fazenda, foi à Companhia Sul América, onde era segurado, fazer um empréstimo pessoal de 7 Contos de Réis. Ele deixava um cargo importante. Durante a Primeira Guerra Mundial, passara por suas mãos todo o dinheiro do Brasil. Mas, saiu sem recursos suficientes para tocar a vida.
O Diretor Geral da Sul América, Moreira Magalhães, sabendo do fato, ficou admirado. Como é que uma pessoa que, durante a Guerra de 1914-1918, tivera ordem de sacar em branco contra todos os bancos do país, deixava o posto tão cobiçado, sem recursos, necessitando de 7 Contos de Réis?
Antonio Carlos, então, foi convidado a fazer uma visita à sede da Sul América. E o Magalhães, dando o motivo por que o havia convidado, disse: - “Quero abraçar o homem que, deixando o Ministério da Fazenda, vem nos pedir 7 Contos emprestados!”
Meses depois, Antonio Carlos passou a fazer parte da Diretoria da Sul América.
O povo de Poços de Caldas – MG mandou fazer uma estátua de bronze em homenagem a Antonio Carlos. E ela está erigida na Praça Pedro Sanches no centro da cidade. Sempre que passo por lá vejo uma rosa vermelha – sempre fresca – depositada lá por algum anônimo.
Esse povo tão sofrido e decepcionado sabe reconhecer o valor da honestidade; qualidade em falta neste país. – Fica o exemplo.
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. www.paulobotelho.com.br