Publicado em 18/06/2018 - paulo-botelho - Da Redação
A
perda de produtividade nas empresas ocorre por deficiência em habilidades de
dirigentes e funcionários. Resulta em prejuízos da ordem de US$ 100 bilhões,
por ano, em quase todo o mundo. – E o Brasil entra com 20% desse valor. Por que
isso ocorre? Porque é gigantesco o número de pessoas que não entendem sinais de
aviso de perigo; instruções de higiene e saúde no trabalho; orientações sobre
processos de produção; procedimentos e normas técnicas da qualidade de
serviços, além de negligência dos valores da organização empresarial. E é aí
que está o ponto vulnerável de tantas empresas. Mas, o que são valores? – São
princíp ios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independente
do seu porte ou ramo de atividade. Seus dirigentes devem demonstrar, na
prática, que os sistemas e procedimentos são respeitados e coerentes com os
valores estabelecidos em função dos clientes. – Se não for assim, os resultados
serão desastrosos.
Temos
no Brasil exemplos de doer causados por incapacidade técnica e interpessoal. –
Por que isso ocorre? – Porque prevalece a “lógica do empurra com a barriga”:
vender o produto ou serviço a qualquer custo. Tem marca registrada. Busca-se
transformar vendedores em marca de desodorante em combinação com o palavreado
mercadológico.
Vender
(o verbo) e dignidade (o adjetivo) nunca se deram muito bem.
Apenas
uma coisa conta nesse “marketing integrado”: fazer com que clientes assinem na
linha pontilhada do pedido.
Ao
voltar para a empresa, após as visitas e com os pedidos “devidamente
extraídos”, os vendedores ganham pontos para a disputa dos concursos internos,
sempre promovidos pelo RH.
O
primeiro lugar ganha um notebook; o segundo ganha um relógio Tissot; o terceiro
ganha uma caneta Cross e o quarto ganha um pé-na-bunda!
Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e
Escritor. www.paulobotelho.com.br