O QUE VEM DE BAIXO

Publicado em 07/10/2011 - paulo-botelho - Paulo Botelho

“Entre as prendas com que a natureza
alegrou este mundo onde há tanta tristeza
a beleza das flores realça em primeiro lugar.”
(Rancho das Flores, de Vinicius de Moraes, poeta)

Está de volta, caro leitor, a dona Maria de Luna Botelho com as suas pedagógicas observações. Claro que você sabe quem foi ela, não é mesmo? Se não, trata-se de minha avó paterna. Segue, então, mais uma dela própria, tão oportuna: “Tudo o que vem de baixo é surpreendente e perigoso. Cuide-se para não ser atingido”. É na cabeça das pessoas mais responsáveis da cidade de São Paulo que está em pauta uma enorme preocupação: os subterrâneos do Shopping Center Norte ou o pesadelo que vem de baixo. Inaugurado em 1984, o conjunto foi construído em cima de um aterro sanitário. Melhor dizendo: em cima de um lixão. A decomposição de material orgânico chega a 10 metros de profundidade causando poças com bolhas de gás. Com o passar do tempo, essas bolhas se expandem e podem atravessar o piso com fissuras ou tubulações. Resultado: alto percentual de metano que pode desencadear múltiplas explosões. Segundo a CETESB, em 51 pontos de medição, foram detectados percentuais de até 15%. A estatal vem cobrando medidas do Shopping Center Norte desde 2004, mas considera ineficazes todas as soluções que foram propostas. O superintendente do Shopping, um rapaz falante e desinibido, afirma que, a partir do primeiro alerta da CETESB, contratou especialistas para avaliar a dimensão do problema. – “Nada de grave foi detectado” conclui, sem muita ou nenhuma convicção.
Paradoxalmente, é do Uruguai que vem o melhor exemplo de atitude. Conhecido como a “Suíça das Américas” entre os anos 1930-1950 está em plena reconstrução. Sua população não chega a 4 milhões e Montevidéu, sua capital, tem pouco mais de 1 milhão e meio de habitantes. Ela é do mesmo porte de Belo Horizonte ou Campinas. Só que muito mais bonita, organizada e bem cuidada. Os parques Rodó, Laroche, Zarrilla de San Martin e Battle Y Ordoñez, entre outros, são amplos, totalmente arborizados e com uma variedade notável de flores: rosas, dálias, margaridas, girassóis e hortênsias.
O seu principal Shopping Center está bem adaptado dentro do ex-presídio político de Punta Carretas. Para lá iam presos aos trancos, nos anos 70, os guerrilheiros do Movimento Tupamaro. Foi natural que o Movimento exercesse uma forte influência nos jovens estudantes da Universidade de Montevidéu. Motivados pelo racionalismo dialético de Marx, eles criaram a temida guerrilha urbana que sacudiu o Uruguai. Entre eles, se encontrava José Mujica, o atual Presidente da República. Mujica foi baleado 9 vezes pelos agentes da ditadura militar. Superou os gatos em quantidade de vidas! – Também tem superado, com eficiência, no trabalho de reconstrução do país.
O que muito me preocupa, ultimamente, em meu país chamado Brasil são as pessoas de todos os níveis sociais. Elas têm sido extremamente consumistas, egoístas, despolitizadas e de baixa compreensão; portanto limitadoras de bem-estar, harmonia e paz. – Exceto aquelas poucas que são tão boas e agradáveis quanto a primavera em flor!

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor,
Escritor e Consultor de Empresas. Associado-
Docente da SBPC – Sociedade Brasileira para o
Progresso da Ciência. WWW.paulobotelho.com.br