Planejamento Estratégico

Publicado em 05/12/2016 - paulo-botelho - Da Redação

Planejamento Estratégico

Um leitor desses meus escritos (enfim, encontrei um!) me manda um e-mail pedindo uma compreensão de Planejamento Estratégico. – Então, vamos lá!

É bom dizer que Tite, o novo e competente técnico da Seleção Brasileira, é um seguidor das técnicas do Planejamento Estratégico.

Em um time de futebol se não houver a iniciativa, não se buscar aproximação da área adversária, não ocorrerá oportunidades de gol, recuar e, como consequência, perder o jogo. Em qualquer outra atividade coletiva não é diferente do futebol.

Para obter a iniciativa é fundamental que haja preparação; caso contrário, fica somente a intenção, o desejo.

Tite tem sido um líder exemplar. O líder precisa saber lidar com as circunstâncias. Nelson Mandela, outro líder exemplar, foi um mestre do Planejamento Estratégico; ele sabia lidar com as circunstâncias. Ao ser eleito Presidente da África do Sul, levou uma boa parte de opositores e desafetos para compor o seu ministério. – Aí, alguns assessores questionaram: “Como o senhor pode perdoar aqueles que foram os responsáveis pelo seu sofrimento durante 27 anos na prisão?” – E Mandela respondeu: “Com eles próximos a mim posso observá-los melhor para poder controlá-los!”

Dois são os aspectos essenciais para o sucesso de um Planejamento Estratégico eficiente:

Primeiro: A Organização não tem o controle.

Neste caso, a competitividade e o crescimento econômico podem ser determinados por fatores ligados ao ambiente externo: economia, crises políticas, sociais e concorrência, entre outros.

Segundo: A Organização tem o controle.

Neste caso, a competitividade e o crescimento econômico são influenciados pelo talento das pessoas ou pelo tipo de gestão em prática.

O primeiro aspecto é a forma pela qual a Organização estabelece estratégias, prioriza ações, define e alcança os objetivos para dar prosseguimento às soluções; a Organização administra o seu destino e constrói o seu futuro. Isso explica por que algumas empresas vão bem enquanto o segmento em que operam vai mal. – Por quê isso acontece? – Resposta: Por falta de inteligência em trabalhar de forma criativa e adequada com a informação. Daí, eu pergunto: Onde fica o conhecimento perdido com a informação; e onde fica a sabedoria perdida com o conhecimento? – Resposta: Fica com a burrice!

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. www.paulobotelho.com.br