Problema e Oportunidade

Publicado em 15/06/2015 - paulo-botelho - Da Redação

Problema e Oportunidade

Li-Keqiand, primeiro-ministro do governo chinês esteve no Brasil para negociar ou mascatear. Simpático, risonho, original, ele veio até esta Terra descoberta por Cabral cheio de intenções. A agenda dele é precisa; de um modo geral quer recursos naturais e proteínas; promete devolver com serviços, bens de consumo e maquinários. Os chineses são especialistas e oportunistas; em Mandarim – idioma deles – quer dizer Wei-Ji (Wei = Problema e Ji = Oportunidade). Tais palavras são componentes sintáticos da palavra Crise; e crise é não saber para onde ir. Entretanto, eles sabem muito bem onde e quando chegar. Diz a sabedoria da pátria de Confúcio que toda crise sempre oferece uma oportunidade diante de um problema. Não é à toa que eles estão surpreendendo o mundo com os saltos que estão dando. Na condição de Consultor de Empresas ainda fico embaraçado quando chego ao escritório de um cliente e ouço: “Na verdade, não temos nenhum problema; nada que não possamos resolver!” – E aí fico com vontade de responder: Se não existe nenhum problema por aqui, então, por que me chamou? – Eis aí a cultura do gerenciamento, quer dizer, o pior que se pode fazer é admitir a alguém que existe um problema com o qual não se consegue resolver sozinho. E, quando precisa de ajuda, o assunto é abordado de forma furtiva, sem admitir que o problema existe. Trata-se de uma linguagem oblíqua e dissimulada, fazendo com que fatos e palavras não se reconheçam. Quando fatos e palavras perdem o seu sentido, as coisas importantes acabam perdendo o seu significado. O lado bom de toda crise nem sempre é visível de imediato, porém está sempre logo alí. Tudo o que nos acontece, por pior que pareça, tem o seu lado educativo. Estamos todos no mesmo barco, numa escala evolutiva, na qual podemos escolher: por meio do amor ou da dor. – Quase sempre optamos pelo caminho da dor!

Paulo Augusto de Podestá Botelho é Consultor de Empresas e Escritor. www.paulobotelho.com.br