Publicado em 06/05/2017 - policia - Da Redação
Em Guaxupé, na quarta-feira (03), a 79ª Companhia de Polícia Militar recebeu nesta tarde, 04 novos Soldados concluintes do Curso de Formação de Soldados/2017, realizado na sede do 12º BPM em Passos e no 29º BPM em Poços de Caldas.
O Major PM Afrânio Tadeu Garcia, Comandante da Companhia, recepcionou os novos Soldados com a realização de uma apresentação contendo informações do dispositivo operacional e administrativo. O momento foi oportuno para apresentar os índices estatísticos e peculiaridade da Companhia.
Nesta oportunidade foi ressaltado pelo Comandante que a vinda dos novos soldados foi um esforço do Governo do Estado em abrir concurso para as cidades mineiras, sendo que um novo curso se iniciará em setembro na 18ª RPM, com a previsão de mais 180 novos soldados.
Frisou ainda o Comandante da Cia PM que os Cursos de Formação de Soldados foram e estão sendo desconcentrados de Belo Horizonte graças a estratégia definida pelo Cel PM Bianchini, Ex-Comandante Geral, valorizando, assim, o interior do Estado e que esta preocupação com o interior, o reconhecimento e valorização da tropa e das cidades, também são uma preocupação dos atuais Comandante e SubComandante Geral da PMMG.
Os militares irão potencializar ainda mais a execução das ações e operações, em consonância com as diretrizes atuais da Polícia Militar de Minas Gerais e o Comando da Instituição.
Na próxima semana mais três soldados se apresentarão em Guaxupé para aqui prestarem seus serviços.
As funções dos Soldados é promover a segurança pública através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento de trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros.
Para tanto, a atuação do soldado compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: realizar policiamento ostensivo fardado, executar atividades operacionais diversas, atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública, redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos, estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública, formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade, pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais, conduzir viaturas da PMMG, em qualquer categoria de CNH, se habilitado e credenciado, além de outras atividades específicas da Instituição.
A Polícia Militar de Minas Gerais reafirma mais uma vez o compromisso com o povo mineiro.