Publicado em 13/02/2019 - politica - Da Redação
O deputado federal Emidinho Madeira, reuniu-se, com
governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na terça-feira (12/2), na Cidade
Administrativa, em Belo Horizonte, juntamente da bancada de deputados federais
mineiros, onde o governador anunciou a revogação do Decreto 47.296, de 2017, um
dos pleitos apresentados pelos prefeitos ao governo estadual.
O encontro reuniu 35 dos 53 deputados federais mineiros e tratou de temas como a situação fiscal do Estado, a Reforma da Previdência, a defesa de uma Reforma Fiscal em Minas Gerais, além das questões relativas ao rompimento da barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro.
“ Colocamos o nosso mandato à disposição de unirmos forças para que Minas Gerais saia da crise é volte a trilhar os caminhos da prosperidade”, disse Emidinho.
A publicação do decreto foi uma decisão da gestão passada e instituía um comitê para definir a destinação de todos os recursos estaduais. Assim, verbas oriundas, por exemplo, da arrecadação de impostos, entravam primeiro nos caixas do Estado, e não diretamente nos cofres dos municípios, como acontecia anteriormente, o que as prefeituras consideravam um problema.
“Minas tem sido o Estado mais prejudicado nos últimos anos, somos o Estado que mais exporta e aquele que teria mais condição de ter restituições. Pensar que o governo federal vai nos restituir é ilusão, sabemos a situação de caixa da União, mas se já começar a fazer algo pelo menos sobre o ano corrente já será significativo para nós”, disse o Zema.
ascom