Publicado em 01/08/2018 - politica - Da Redação
Após
receber visita do deputado federal Aelton Freitas (PR-MG), o diretor de
Planejamento e Pesquisa do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura),
André Martins de Araújo, deu parecer favorável para solicitação do parlamentar
para a mudança de traçado da BR-262 entre Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Diante da crise financeira que impede o Governo do Estado de realizar a
manutenção das estradas sob sua responsabilidade, a proposta faz parte de um
movimento encabeçado pelo parlamentar para federalização de rodovias estaduais
mineiras com o objetivo de garantir segurança e boas condições de tráfego.
Segundo
Aelton Freitas, essa rodovia foi feita para ligar Vitória, no Espírito Santo, à
Corumbá, no Mato Grosso do Sul, até a Bolívia. “Atualmente, ela vem de Vitória,
passa por Belo Horizonte, Araxá, Uberaba e a partir do momento que ela encontra
a BR-153, no município de Comendador Gomes, ela desaparece. Hoje, no Pontal do
Triângulo Mineiro não se acha mais a BR-262. É em uma cidade chamada Água
Clara, a 100 km de Três Lagoas, que a BR-262 aparece de novo e segue para Campo
Grande, Aquidauana, Miranda e Corumbá (MS) até a Bolívia”, explica.
Em
reunião com o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, André Martins de
Araújo, o parlamentar sugeriu um novo traçado para a BR-262 ligando a rodovia,
sobre a BR-153 até a cruzeta de Frutal, para que passe por Itapagipe, São
Francisco de Sales, Iturama, pela ponte de Porto Alencastro que divide Minas
Gerais com Mato Grosso do Sul, e siga por Paranaíba, Inocência e Água Clara
(MS). “Tendo esse traçado em Minas Gerais, vamos conseguir ver toda a BR-262 no
mapa e vamos jogar nessa região, segundo a ANTT (Agência Nacional de
Transportes Terrestres), mais de 40 ônibus federais por dia, indo e vindo de
Dourados, Campo Grande e de todas aquelas cidades do Mato Grosso do Sul para o
centro sul do país, para ir à Brasília ou Belo Horizonte, por exemplo. Todos
terão que passar pela BR-262 e por essas cidades do Triângulo, ligando Uberaba
com todo o Pontal e com o sul de Mato Grosso do Sul”, esclarece o deputado
Aelton Freitas.
Para o
parlamentar, a receptividade foi bastante positiva, tanto que após a realização
de uma visita dos técnicos do Departamento ao local, para estudo de viabilidade
e levantamento de marcos no trecho apontado na proposta, o diretor André
Martins deu parecer favorável à mudança do traçado. “A partir de agora a BR-262
vai sobrepor a BR-153 até a cruzeta de Frutal e a MG-255 até Paranaíba. Com
este resultado, já podemos sonhar com a duplicação dessa rodovia tão importante
para a região”, destaca o deputado federal.