Publicado em 19/11/2020 - politica - Da Redação
O aumento no número de conteúdos originais fez com que os valores das
assinaturas fossem reajustados
A Netflix não para de
apostar em conteúdos originais! Segundo a plataforma, devem ser investidos
cerca de US$ 17,3 bilhões na produção de séries e filmes originais até o fim de
2020. Só em 2019, a Netflix lançou mais de 370 produções originais, entre
séries e filmes, com um investimento total de US$ 15,3 bilhões. O orçamento da
Netflix deste ano é muito maior do que outras plataformas de streamings
pretendem gastar em 2020. A Disney, que lançará sua própria plataforma de
streaming no dia 17 de novembro, pretende gastar US$ 1 bilhão em programação
original, enquanto a Comcast/NBCUniversal e a Warner Bros devem investir US$ 2
bilhões, cada uma.
Esse números não fazem
a Netflix ser apenas a plataforma de streaming com mais usuários ao redor do
mundo, como também a torna a que mais
investe em conteúdo original, o que tem se tornado o grande diferencial entre a
Netflix e as demais plataformas de streaming - e, muitas dessas produções
acabaram se tornando os carros chefes da plataforma e atraindo muitos novos
assinantes. Esses grandes investimentos em programação original têm um único
objetivo: fidelizar os clientes. Quem é assinante da Netflix sabe que a estreia
de conteúdos originais é praticamente semanal, com filmes e séries inéditas
estreando o tempo todo.
O aumento no orçamento
para investir mais em produções
originais fez com que o valor das assinaturas também subissem nos Estados
Unidos, que também foi sentido nos valores brasileiros: em junho a plataforma
de streaming anunciou que dois de seus três pacotes teriam reajuste nos preços.
Apenas o plano básico, sem transmissão em HD nem telas múltiplas, permaneceu na
casa dos R$ 19,90, enquanto que a versão padrão subiu para R$ 27,90 e a opção
Premium, que habilita o conteúdo em 4K, agora custa R$ 37,90.
Boa conexão à internet
Com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, declarada no mês de março, aumentaram os números de acesso à internet através de planos de internet com velocidades altas, como 100 Mega. Segundo os dados da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, os planos de internet banda larga via fibra óptica também cresceram muito quando comparadas com o mesmo período de 2019. Não é possível apontar que o aumento de procura por planos de internet fibra, como a Oi Internet, a NET Internet e a TIM Live, tenha sido potencializado pela pandemia, mas foi uma boa contribuidora. O isolamento social fez com muitas pessoas tivessem que ficar um tempo maior dentro de casa, o que automaticamente fez com que o uso da internet também aumentasse consideravelmente. Com isso, muitas pessoas acabaram optando por contratar planos de internet com fibra óptica, isto por que ela é considerada uma das melhores opções para assistir streamings, como a Netflix, com alta qualidade de som e imagem.
ASCOM